Web Analytics — Como os Dados Podem Ajudar no Crescimento de Sites

Web Analytics — Como os Dados Podem Ajudar no Crescimento de Sites

Compartilhe esse artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

O Web Analytics é um método que estrutura e coleta dados do universo digital, o que possibilita fazer a análises de sites. Com os resultados obtidos a partir desses dados, é possível gerar relatórios para otimizar o uso de uma plataforma e, consequentemente, fazê-la crescer. O que interfere, inclusive, no sucesso de um negócio.

Mas como funciona essa ferramenta na prática e como utilizá-la para proporcionar melhores resultados aos seus clientes? Descubra no artigo!

Como funciona o Web Analytics?

Todos os dias, uma extensa quantidade de dados é gerada pelos usuários da internet. Para te acesso a essas informações, é preciso coletar, mapear e analisar da maneira correta, e é justamente nessa questão que o Web Analytics se torna um recurso útil para as empresas.

Afinal, ao analisar bem as informações coletadas, é possível compreender o comportamento do consumidor. E, a partir daí, criar métricas de marketing e traçar estratégias mais assertivas para o crescimento de um negócio. Para isso, você pode analisar, por exemplo:

  • conclusões de metas (como cadastro em uma landing page ou compra on-line);
  • origem de acesso ao site (orgânico, redes sociais, anúncios pagos);
  • mensurar as interações realizadas pelo usuário dentro do site;
  • verificar a usabilidade da plataforma;
  • resultados de estratégias;
  • taxa de conversão.

Mas, atenção! O Web Analytics é um método de coleta e análise de dados da web. Portanto, você precisa utilizar uma ferramenta de coleta de informações, como o Google Analytics, que é gratuita e a mais utilizada no mundo todo.

Para ter acesso às informações, você precisa criar uma conta no Google e instalar a Tag de acompanhamento no site a ser analisado. Se tiver dificuldades nessa etapa, a própria ferramenta oferece um passo a passo de instalação.

Afinal, como Web Analytics ser útil para sites?

Quanto mais informação você tem sobre o negócio, clientes, mercado e concorrentes, maiores as chances de sucesso. Por isso, o Web Analytics é um método indispensável para conquistar espaço no meio digital e otimizar um site.

Com essas análises, você pode compreender mais sobre os consumidores da marca, sua jornada de compra e seu relacionamento com o site. Desta forma, poderá trabalhar para deixar a plataforma mais focada em uma experiência positiva ao usuário, o que é cada vez mais valorizado pelos clientes nos dias e hoje.

Agora que já conhece o Web Analytics, o que acha de criar relatórios eficazes e de maneira automatizada? Garanta mais agilidade para seu dia com a Dashgoo. Acesse nosso site e saiba mais! 😉

Mais para explorar