Conheça a metodologia SMART

Para chegar ao sucesso não basta estabelecer metas e objetivos. É necessário medir a evolução do planejamento. Um maneira de criar métrica é a metodologia SMART.

Metas SMART é uma maneira de criar metas que sejam ao mesmo tempo atingíveis e desafiadoras.

O acrônimo S.M.A.R.T. para a definição de objetivos já é bastante conhecido. O problema é quando se conhece somente a tradução de cada letra, mas não se desenvolve um raciocínio mais amplo do que realmente significa o conceito.
SMART é uma sigla composta de 5 termos em inglês:

S – Specific ( Específica)
M – Mensurable (Mensurável)
A – Attainable (Alcançável ou Atingível)
R – Realist (Realista)
T – Timely (Temporal ou Em tempo)

 

Detalhando cada elemento:

Específicas

Quanto mais específica for uma meta mais chance de você atingir o resultado.

Você pode fazer as seguintes perguntas para garantir que seu objetivo é específico:

  • Quem está envolvido?
  • O que eu quero atingir exatamente?
  • Aonde deve ser atingido este objetivo?
  • Qual é o período no qual este objetivo deve ser atingido?
  • Quais são meus requerimentos e restrições?
  • Quais propósitos ou benefícios existem em atingir este objetivo?

Por exemplo, ao invés de definir “Aumentar as vendas em 10%”, um objetivo melhor seria “Obtenção de 10% no aumento de vendas nacionais nas áreas de negócios A e B pela equipe C, sem redução da margem de lucros e garantindo o nível de satisfação do cliente”.

Outro exemplo. Um objetivo vago poderia ser “ficar em forma” e um objetivo específico seria “entrar em uma academia e treinar 3 vezes por semana”.

Depois de definir o objetivo, avalie se ele está completamente claro para qualquer pessoa com um conhecimento básico do projeto ou da organização.

Mensuráveis

Uma meta tem que ter um valor alvo como critérios para mensurar os resultados dos seus objetivos.

No caso do objetivo “entrar em uma academia e treinar 3 vezes por semana” você não estabeleceu nenhuma métrica. Já no objetivo “entrar em uma academia, treinar 3 vezes por semana e perder 6 quilos” já inclui uma métrica.

Assim, você conseguirá verificar a eficácia do seu treinamento através dos quilos perdidos e o quanto falta para alcançar a métrica de 6kg.

Atingíveis

Criar metas impossíveis só frustam. O objetivo tem que ser atingível. Não adianta criar objetivos mirabolantes que dificilmente serão atingidos.

Você terá dificuldades de criar um plano de ação se seus objetivos forem irrealistas, desafie-se mas não seja surreal.

É importante lançar um desafio para que a equipe se supere e lute por algo que parece ser difícil, mas isto é muito diferente de definir números que nunca poderão ser obtidos, o que causará frustração e desânimo.

Realistas

O objetivo é realmente relevante para você?

Toda meta tem que ter importância. É necessário que se perceba o ganhos que serão obtidos na sua realização, caso contrário não haverá motivação para atingi-la.

Muitas vezes o objetivo é possível, mas não é realista. Ao considerar o realismo, você deve pensar em fatores como:

– A equipe aceitará perseguir o objetivo?
– Este objetivo está alinhado com a missão e visão da organização?
– Algum princípio ético é ferido com este objetivo?

Temporais

Você deverá definir um prazo para que o seu objetivo seja alcançado. Não determinar o tempo para a execução da meta leva ao descomprometimento com a mesma.

O T também pode ser “Tangible” (Tangível). Isto quer dizer que um objetivo que possa ser sentido, observado ou tocado terá maior chance de ser realizado. Tudo o que melhora o dia a dia da equipe será visto com melhores olhos e os incentivará.

No caso do emagrecimento, o objetivo ideal seria: “entrar na academia, treinar 3 vezes por semana, perder 6 quilos em 3 meses”. Assim será colocado um prazo para que se consiga atingir o objetivo de perda peso.

Crie suas Metas Smart

Agora que você sabe como criar as suas Metas SMART, sugiro que você coloque no papel e utilize a metodologia SMART para que elas se tornem mais específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.

Se na primeira vez que criar suas metas, não obtiver sucesso, não desanime. A persistência é que levará a perfeição e ao atingimento das metas traçadas.

Compartilhe: