NOVIDADE: Relatórios e Dashboards de Google Meu Negócio!

Como Trabalhar como Freelancer no Marketing? 5 Dicas para Iniciar na Carreira

mLabs Dashgoo
mLabs Dashgoo

Se tornar autônomo é uma grande decisão que pode te transmitir a sensação de realização profissional. Entretanto, saber como trabalhar de freelancer é indispensável para ter sucesso na carreira. Afinal, esse mercado é diferente do emprego tradicional. Por isso, não deixe de conferir as dicas que preparamos para você e saiba por onde começar.

Afinal, como trabalhar de freelancer no marketing digital?

Para ingressar na área, é importante ter em mente que você precisará correr atrás dos clientes, além de gerenciar seu próprio tempo. Outra dica é especializar-se em nicho específico para ter um diferencial no mercado de trabalho.
Dito isso, veja só alguns passos para iniciar na carreira e criar sua própria carteira de clientes:

1. Crie seu portfólio

Ter um portfólio para apresentar suas habilidades e serviços é um dos primeiros passos de como trabalhar como freelancer no marketing. Caso você esteja iniciando no ramo, a dica é oferecer seus serviços para amigos e familiares ou para clientes recebendo um valor um pouco abaixo até você ganhar mais experiência para conseguir trabalhos melhores.

2. Divulgue seu trabalho

Para ser encontrado, você precisa ser visto. Por isso, use as redes sociais e crie um site próprio para divulgar seu trabalho. Quanto mais você ficar em evidência, maiores as chances de ser escolhido ou indicado para um job.

Você pode, até mesmo, investir em técnicas de marketing digital, como o Inbound Marketing, para aumentar a divulgação do seu negócio.

3. Saiba precificar seus serviços de marketing

Após ganhar experiência e ter um bom portfólio, o próximo passo é saber cobrar pelos seus serviços. Sempre valorize suas habilidades e seu tempo.

Para isso, determine quanto vale a sua hora de trabalho, mas também leve em consideração o preço cobrado pelos demais freelancers na sua área. Depois, antes de estipular um preço, calcule bem o esforço estimado para realizar cada tarefa e, os custos disso.

Vale ainda ter em mente que é mais importante oferecer um produto de qualidade, que você se sinta confiante em produzir do que assumir grandes projetos, sem saber se dará conta.

4. Coloque seus clientes em primeiro lugar

Seus clientes são recursos importantes para você. Por isso, é preciso saber atendê-los bem. Mantenha-os atualizados sobre o andamento do projeto, responda e-mails e ligações prontamente e esteja disposto a ajustar seu trabalho caso seja preciso (dentro dos seus limites) para garantir a satisfação com o resultado final.

Uma dica é sempre pedir feedbacks, pois ajudam a valorizar seu trabalho e a ganhar autoridade no ramo.

5. Construa uma carteira de clientes

Ter um bom relacionamento com o público que você atende já contribui para construir sua carteira de clientes, pois ajuda na fidelização e também gera indicação. Mas, além disso, é importante ainda fazer networking e divulgar seu trabalho (inclusive no boca a boca).

Gostou de descobrir como trabalhar de freelancer? Para conferir mais artigos como este, acesse o blog da DashGoo.

14 dias de teste grátis

Aproveite e teste todos os recursos da mLabs DashGoo com usuários, agendamentos e relatórios ilimitados!

14 dias de teste grátis

Aproveite e teste todos os recursos da mLabs DashGoo com usuários, agendamentos e relatórios ilimitados!

Integrações oficiais:

Icones-Redes-Sociais

Não pedimos cartão. Não fazemos Spam.