Como Aumentar a Audiência com Técnicas de SEO para YouTube

Como Aumentar a Audiência com Técnicas de SEO para YouTube

Compartilhe esse artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Os vídeos são uma das formas de consumir conteúdo na internet que ganharam a preferência dos internautas. E, para aproveitar todo potencial dessa rede social, as técnicas de SEO para YouTube são de grande ajuda.

Essa estratégia de marketing digital tem como objetivo otimizar canais e vídeos para melhorar o posicionamento nos resultados de busca na própria plataforma. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura do artigo!

O que é e como fazer SEO para YouTube?

O YouTube possui um algoritmo inteligente que rankeia os melhores vídeos de acordo com cada busca. Entretanto, há inúmeros conteúdos na plataforma e para aparecer no topo da lista, é preciso adotar estratégias de otimização de vídeo. Essa técnica é chamada de SEO para YouTube e engloba questões de conteúdo, programação e até design.

Vamos entender, na prática, como aplicar essa estratégias em canais e vídeos?

Pesquisa de palavra-chave

Assim como em toda estratégia de SEO, o primeiro passo é realizar uma pesquisa de palavras-chave relacionada ao tema do vídeo. Para isso, você pode contar com ferramentas de apoio, como o SemRush, o vidIQ e o Ubersuggest. Esse passo é indispensável para enriquecer textos e melhorar o desempenho na web.

Ajustes no canal do YouTube

Antes de publicar o vídeo, é importante otimizar as informações do canal no YouTube, como:

  • incluir palavras-chave qualificadas de acordo com o conteúdo dos vídeos;
  • associar blog, site e Google Analytics ao canal;
  • marcar como permitir que o canal apareça como recomendação;
  • preencher a descrição sobre o canal, explicando sobre os assuntos que serão abordados nos vídeos;
  • adicionar capa personalizada.

Publicação de vídeos com práticas de SEO para YouTube

O momento de subir o vídeo é um dos mais importantes quando se trata de SEO para YouTube. Por isso, atente-se nessa etapa para garantir que irá preencher todas as informações de acordo com a estratégia.

O primeiro passo é escolher o título para o vídeo, que deve ter até 60 caracteres e conter a palavra-chave que você consultou nas ferramentas de apoio. Outra dica é escrever a palavra-chave do título em letras maiúsculas.

Antes de fazer upload do arquivo, renomeie-o para o nome exato do título (com traços no lugar do espaço e sem acentos).

Lembre-se também de criar uma thumbnail, que é uma imagem de capa para vídeo que servirá para chamar a atenção do internauta em meio aos resultados de busca.

Em seguida, adicione ao menos dez tags (palavras-chave) nas configurações de upload, de acordo com o resultado da pesquisa que você realizou. Você também pode verificar quais foram as tags usadas em vídeos de temas similares e que estão bem rankeados.

Por fim, faça a descrição do vídeo com 250 a 300 palavras. Neste conteúdo, você ainda deve trabalhar com algumas das palavras-chave que você adicionou em ‘tags’. No final, adicione links do próprio vídeo no YouTube, do site da empresa e do produto/serviço.

Gostou das dicas? Colocar essas técnicas de SEO para YouTube em prática ajudam a melhorar a audiência de vídeos e canais.

Quer conferir mais assuntos sobre marketing digital? Continue acompanhando o blog da DashGoo.

E, se precisar apresentar dados dos resultados aos seus clientes, conte com a DashGoo, a melhor ferramenta para criar relatório de SEO de forma prática e rápida!

Você perde muito tempo com relatórios e planilhas?

Gere relatórios de marketing digital 100% personalizados em segundos, não horas!

Experimente gratuitamente por 14 dias sem compromisso e sem surpresas.
teste grátis

Mais para explorar