As métricas Essenciais Das Principais Mídias Sociais

Você sabe quais são as métricas essenciais das principais mídias sociais?

É sabido que não tem como ensejar uma boa estratégia de mídias sociais sem a análise de dados e métricas.

E para se ter discernimento de como tirar conclusões a partir das métricas, é necessário adotar uma postura analítica, ter acesso aos dados corretos e possuir clareza quanto aos objetivos da estratégia.

De acordo com a Social Media Trends 2017, 25% das empresas brasileiras não analisam NENHUMA métrica em sua estratégia. É aí que sua agência pode entrar com um grande diferencial competitivo!

Existem algumas estratégias específicas para determinar as métricas essenciais para cada cliente, como a Metodologia SMART.

Mas para bem aplicarmos esses métodos, é fundamental entendermos as métricas de mídias sociais e conhecer as mais essenciais, e é isto que veremos no artigo de hoje.

A diferença entre Dados, KPI ‘s e Métricas

As métricas, em linhas bem gerais, são formas de mensurar a partir de dados os resultados que cada canal está trazendo para a sua estratégia.

Elas devem ser estabelecidas de acordo com os Key Performance Indicators (KPIs) que você julga mais importantes para cada cliente.

Qualquer número observável pode ser tratado como um dado. Quando falamos em métricas, estamos nos referindo a dados – ou o cruzamento de dados – que trazem alguma informação.

Exemplo: quando cruzamos os dados de “alcance” com os de “interações”, obtemos a métrica “engajamento”.

Já os KPIs são as métricas que dizem se você está ou não alcançando os objetivos em uma determinada conta. Desta forma, a depender do seu objetivo nas redes sociais, uma métrica pode ou não ser um KPI.

Por exemplo: se um dos seus KPIs para uma determinada conta for o aumento do Reconhecimento de Marca, as métricas a ficar mais atento são o número de seguidores e o número de likes na sua página.

As métricas Essenciais Das Principais Mídias Sociais

Agora que entendemos a diferença entre dados, KPI’s e Métricas, vamos às métricas essenciais das principais mídias sociais.

As principais mídias sociais possuem um Analytics básico, disponível para a conta, onde podem ser consultadas uma série de métricas que ajudam a começar a entender melhor sobre cada uma das plataformas.

Dessa forma, pode ser feita uma primeira leitura sem a ajuda de uma ferramentas externas.

O problemas para muitos empreendedores e profissionais é distinguir, entre tantas, quais as mais relevantes em cada plataforma.

Já listamos em outro artigo as principais métricas de redes sociais bem como a maneira através da qual elas devem ser explicadas para o cliente.

Hoje vamos nos deter nas mais essenciais e explicar o que significa cada uma delas.

Métricas Social Media

Tráfego de Rede Social

Essa métrica indica quantas pessoas estão chegando no seu site ou blog através das suas publicações em redes sociais.

Se você utiliza marketing de conteúdo na sua estratégia, essa métrica se torna essencial.

Este número pode ser medido através do Google Analytics, na aba ‘Aquisição’.

Crescimento por Canal | Crescimento da Comunidade

A partir da análise do aumento da sua base de seguidores, do engajamento e do tráfego de social, você consegue calcular o crescimento da sua empresa por canal.

Crescer as comunidades sociais das marcas que sua agência representa pode ajudar seus conteúdos a obter mais visibilidade e até tornar seus esforços em publicidade mais rentáveis.

Volume (Conversas Sobre a sua Marca | Pessoas Falando Sobre Isso)

Frequentemente confundida com o número de interações, na verdade a métrica Volume mede se as pessoas estão efetivamente falando sobre uma marca nas mídias sociais.

Esse indicador mostra a quantidade de pessoas que, parafraseando o Facebook, “criam histórias” sobre a sua publicação.

É o Volume que vai te mostrar o quanto as pessoas realmente se interessaram sobre o que você publicou, não se resumindo portanto à quantas pessoas visualizaram o seu post.

Alcance | Impressões

A métrica Alcance mede como seu conteúdo está sendo distribuído, ou seja, quantas pessoas você está atingindo com suas publicações nas mídias sociais.

Essa métrica se relaciona diretamente com os famosos algoritmos das mídias sociais, que são os critérios que vão determinar se um conteúdo é relevante e o quanto será entregue para um determinado usuário.

O alcance orgânico conta quantas pessoas foram atingidas pelas suas postagens sem quaisquer investimentos em Ads ou Impulsionamento de Publicações.

Quando um conteúdo ‘viraliza’ organicamente no Facebook, por exemplo, o próprio algoritmo amplia a o alcance orgânico deste conteúdo.

Esta métrica, apesar de ser importante por si só pelos motivos descritos acima, aumenta de relevância quando cruzada com outras métricas, como a do engajamento.

Taxa de Engajamento

Como não adianta ter um bom alcance, mas ter poucas interações com uma marca, a taxa de engajamento é muito importante.

Este dado revela quantas pessoas se envolveram com a uma postagem, através de curtidas, comentários e compartilhamentos.

Torna-se uma métrica essencial em especial se a sua estratégia é baseada na distribuição de conteúdo para construção da imagem de uma marca, ou aumento de reconhecimento de marca.

Para calcular a taxa de engajamento, você precisa consultar o número de interações (curtidas, comentários, compartilhamentos) e dividir pelo número de impressões (alcance).

A quantidade de pessoas que viram seu conteúdo (alcance) e a quantidade de vezes que seu conteúdo está sendo exibido (impressões), juntos, podem lhe dizer muito sobre o desempenho de suas investidas das mídias sociais:

Alcance alto + Engajamento alto = boa efetividade de uma publicação 😉

Se você tiver uma campanha no ar, cumpre observar essas duas métricas para garantir a entrega de seus anúncios e verificar como torná-los mais atraentes, o que levará a um aumento da taxa de cliques.

Taxa de Cliques | CTR (Click Through Rate)

Esta métrica pode ser utilizada tanto nas redes sociais quanto nos demais canais digitais.

A Taxa de Cliques (ou CTR) é uma métrica essencial também, já que é ela quem permite analisar o desempenho das publicações de uma conta, avaliando o quanto quem visualiza o conteúdo clica e interage com ele.

Para encontrar a taxa de cliques, basta ver o número de cliques que a publicação recebeu e dividir pelo número de impressões.

Taxa de Conversão

Esta é uma métrica essencial porque ela ajuda a entender se os seus esforços estão impactando no crescimento geral de uma marca.

Ela diz, basicamente, quantas pessoas realmente estão começando um contato maior com a sua empresa.

De acordo com os KPIs da conta, você pode analisar quantos visitantes viraram leads, clientes ou compraram um produto. A Taxa de Conversão diz, por exemplo, o quanto o seu conteúdo ou suas ofertas têm a capacidade de gerar leads que serão nutridos em outra etapa da sua estratégia de marketing.

Este número pode ser medido através do Google Analytics, na aba ‘Redes Sociais’ em ‘Conversões’.

Taxa de Rejeição

Essa métrica também é mega importante, já que é ela que mostra quantas pessoas estão rejeitando e estão incomodadas com as suas publicações nas mídias sociais.

A Taxa de Rejeição (Bounce Rate) aplicada às mídias sociais mede o número de pessoas que rejeitaram seus conteúdos, como por exemplo as que bloqueiam os seus posts no feed, dão dislike na página ou denunciam seus conteúdos como SPAM no Facebook.

ROI

O ROI (return over investiment) é um KPI, mas também uma das métricas mais importantes em mídias sociais. É com ela que você faz seu cliente perceber o retorno dos investimentos dele em mídias sociais.

O ROI é calculado da seguinte maneira:

ROI

 

Vamos ver isto num exemplo mais prático?

Digamos que você tenha investido R$ 100 no Facebook em uma campanha de anúncios para divulgar um produto e que você tenha conseguido vender 10 produtos por 100 reais cada.

Se a campanha totalizou R$ 1.000 em vendas, então o seu ROI foi de 9x o valor investido – ou seja, 900%.

Onde eu meço as métricas essenciais das principais mídias sociais?

Além de trazer maior clareza para sua equipe interna quanto às suas ações nas mídias sociais, estas, entre tantas outras possíveis métricas, certamente ajudarão a mostrar com maior propriedade para seus clientes os resultados do seu trabalho para a marca dele nas principais redes sociais.

Fique de olho em algumas métricas diariamente, outras semanalmente e emita relatórios no mínimo quinzenais para análise interna com sua equipe de marketing.

E para demonstrar a efetividade dos seus esforços de maneira profissional, envie relatórios mensais para seus clientes. Você ou sua equipe podem acessar o resultado das principais métricas no painel de informações ou analytics da rede social que vocês utilizam para cada cliente.

Mas se você trabalha sozinho e tem dificuldade com as ferramentas, não tem ainda a ‘manha’ das métricas, ou sua equipe não dispõe de tempo, sugerimos o uso do DashGoo, que gera relatórios profissionais rapidamente, com as métricas do Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e Google Analytics.

A principal vantagem dessa ferramenta é que ela dá a possibilidade de você personalizar seus relatórios com as métricas que forem relevantes para cada conta.

Sabemos que caso você administre vários perfis e contas esse trabalho tende a ser bem exaustivo, então que tal gerar relatórios profissionais em 3 segundos? Conheça o DashGoo, testando gratuitamente por 14 dias.

Se você se interessa por esse tipo de conteúdo, em breve iniciaremos uma série de posts falando mais sobre métricas e apresentaremos outras mais, muitas relacionadas a anúncios (CPC, CPM, etc), fique atento à nossa página no Facebook e ao nosso perfil lá no Instagram 😉

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *