5 coisas que você precisa saber sobre dashboards

Compartilhe esse artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Grande parte dos softwares de Business Intelligence apresentam um painel com as estatísticas mais importantes para análise.

Então: os Dashboards são basicamente painéis que mostram métricas e indicadores de forma visual.

É a infografia sendo utilizada para interpretar números e dados de modo simples!!!

Mas o desafio começa na hora de decidir como organizar estas informações para que o dashboard seja simples e eficaz a um só turno.

Continue lendo este texto para descobrir as 5 coisas que você precisa saber sobre Dashboards para montar os seus de forma mais eficiente 😉

5 coisas que você precisa saber sobre dashboards

É preciso qualificar as fontes de dados

Precisamos atentar para a base de dados que temos dos nossos clientes, bem como seus leads, a fim de otimizarmos o valor investido por eles no digital.

Certifique-se, nesse processo, de que os dados armazenados na empresa sejam mesmo confiáveis.

Selecione somente fontes de dados seguras para gerar as informações.

É Melhor Destacar as Informações Mais Relevantes

O objetivo dos dashboards é, basicamente, possibilitar o monitoramento dos resultados de uma empresa distribuídos em diversos indicadores (KPIs) de modo simples e acessível a um público leigo.

Assim, torna-se mais fácil a compreensão da sua performance com um display visual, o que economiza tempo com a análise de dados irrelevantes para seus objetivos ao reter somente os seus KPIs importantes.

Nesse sentido, analise com cuidado os indicadores de desempenho existentes e selecione apenas aqueles que realmente impactam os seus resultados para serem monitorados.

Personalizar os Elementos Visuais Importa

Um layout limpo não cansa a visão e não causa distrações – e ainda facilita a tomada de decisões.

Um dashboard deve ter uma apresentação agradável e sem poluição visual.

Mas é importante ressaltar que: não é tanto sobre a estética do painel, é mais sobre sua capacidade de se comunicar de forma rápida e clara a informação certa na hora certa.

Portanto, os elementos que aparecerão na tela do dashboard devem fazer sentido para a empresa: a comunicação é o objetivo.

Desta forma, a tomada de decisão se torna mais rápida e baseada em fatos relevantes.

Dashboards Específicos para Cada Nível Ajudam

Reporte somente o que importa a cada área da empresa.

Cada departamento da empresa pode visualizar um dashboard específico, trazendo os indicadores relevantes. Enquanto isso, o gestor da empresa ou a diretoria acompanha o desempenho geral da empresa.

Convém Investir em Objetividade e Clareza Sempre

O cérebro humano tem maior capacidade de visualizar todas as fontes de informação correlacionadas se elas forem apresentadas em conjunto. Daí a importância de se apresentar um compilado de informação com maior precisão.

É claro que, caso seja necessário um detalhamento para se compreender determinado resultado, deve-se fornecer a informação adicional para este fim sempre.

Mas, idealmente, cada gráfico, estatística e relatório apresentado deve conter somente informações objetivas e claras, que sejam inteligíveis para leigos.

Além disso, tudo deve estar disponível online.

Considerações Finais

É fundamental que uma agência tenha capacidade de reunir e utilizar de maneira eficiente os dados coletados dos seus clientes.

Nesse cenário, os Dashboards figuram como lugar de reunião de dados e análises importantes que permitem otimizar rotinas e projetos dentro de um determinado negócio.

Com o uso dos Dashboards, a sua agência poderá alcançar novos patamares, pois terá condições de trabalhar com BI – e corrigir desvios antes que eles prejudiquem o resultado planejado 😉

Como Funcionam os Dashboards do DashGoo:

No DashGoo, seus clientes terão acesso online, 24 horas por dia, a seus dashboards atualizados.

Eles poderão navegar por períodos diferentes e analisar em tempo real todas suas estatísticas e informações!!!

Além disso, o Dashboard é exibido com o logo de seu cliente e o logo de sua agência em destaque.

Clique Aqui e dê uma olhada no DashGoo.

Vale MUITO a pena investir em Dashboards: disponibilizar informação de qualidade, disponível a qualquer hora e lugar para seus clientes, é um grande diferencial – e que transmite profissionalismo e confiabilidade.

Gostou de conhecer mais sobre os Dashboard? Tem sugestões sobre este assunto para nossos próximos posts?

Deixe seu comentário!

Ah, e acompanhe o DashGoo também no Facebook e no Instagram 😉

Mais para explorar