5 coisas que você precisa saber sobre dashboards

Grande parte dos softwares de Business Intelligence apresentam um painel com as estatísticas mais importantes para análise.

Então: os Dashboards são basicamente painéis que mostram métricas e indicadores de forma visual.

É a infografia sendo utilizada para interpretar números e dados de modo simples!!!

Mas o desafio começa na hora de decidir como organizar estas informações para que o dashboard seja simples e eficaz a um só turno.

Continue lendo este texto para descobrir as 5 coisas que você precisa saber sobre Dashboards para montar os seus de forma mais eficiente 😉

5 coisas que você precisa saber sobre dashboards

É preciso qualificar as fontes de dados

Precisamos atentar para a base de dados que temos dos nossos clientes, bem como seus leads, a fim de otimizarmos o valor investido por eles no digital.

Certifique-se, nesse processo, de que os dados armazenados na empresa sejam mesmo confiáveis.

Selecione somente fontes de dados seguras para gerar as informações.

É Melhor Destacar as Informações Mais Relevantes

O objetivo dos dashboards é, basicamente, possibilitar o monitoramento dos resultados de uma empresa distribuídos em diversos indicadores (KPIs) de modo simples e acessível a um público leigo.

Assim, torna-se mais fácil a compreensão da sua performance com um display visual, o que economiza tempo com a análise de dados irrelevantes para seus objetivos ao reter somente os seus KPIs importantes.

Nesse sentido, analise com cuidado os indicadores de desempenho existentes e selecione apenas aqueles que realmente impactam os seus resultados para serem monitorados.

Personalizar os Elementos Visuais Importa

Um layout limpo não cansa a visão e não causa distrações – e ainda facilita a tomada de decisões.

Um dashboard deve ter uma apresentação agradável e sem poluição visual.

Mas é importante ressaltar que: não é tanto sobre a estética do painel, é mais sobre sua capacidade de se comunicar de forma rápida e clara a informação certa na hora certa.

Portanto, os elementos que aparecerão na tela do dashboard devem fazer sentido para a empresa: a comunicação é o objetivo.

Desta forma, a tomada de decisão se torna mais rápida e baseada em fatos relevantes.

Dashboards Específicos para Cada Nível Ajudam

Reporte somente o que importa a cada área da empresa.

Cada departamento da empresa pode visualizar um dashboard específico, trazendo os indicadores relevantes. Enquanto isso, o gestor da empresa ou a diretoria acompanha o desempenho geral da empresa.

Convém Investir em Objetividade e Clareza Sempre

O cérebro humano tem maior capacidade de visualizar todas as fontes de informação correlacionadas se elas forem apresentadas em conjunto. Daí a importância de se apresentar um compilado de informação com maior precisão.

É claro que, caso seja necessário um detalhamento para se compreender determinado resultado, deve-se fornecer a informação adicional para este fim sempre.

Mas, idealmente, cada gráfico, estatística e relatório apresentado deve conter somente informações objetivas e claras, que sejam inteligíveis para leigos.

Além disso, tudo deve estar disponível online.

Considerações Finais

É fundamental que uma agência tenha capacidade de reunir e utilizar de maneira eficiente os dados coletados dos seus clientes.

Nesse cenário, os Dashboards figuram como lugar de reunião de dados e análises importantes que permitem otimizar rotinas e projetos dentro de um determinado negócio.

Com o uso dos Dashboards, a sua agência poderá alcançar novos patamares, pois terá condições de trabalhar com BI – e corrigir desvios antes que eles prejudiquem o resultado planejado 😉

Como Funcionam os Dashboards do DashGoo:

No DashGoo, seus clientes terão acesso online, 24 horas por dia, a seus dashboards atualizados.

Eles poderão navegar por períodos diferentes e analisar em tempo real todas suas estatísticas e informações!!!

Além disso, o Dashboard é exibido com o logo de seu cliente e o logo de sua agência em destaque.

Clique Aqui e dê uma olhada no DashGoo.

Vale MUITO a pena investir em Dashboards: disponibilizar informação de qualidade, disponível a qualquer hora e lugar para seus clientes, é um grande diferencial – e que transmite profissionalismo e confiabilidade.

Gostou de conhecer mais sobre os Dashboard? Tem sugestões sobre este assunto para nossos próximos posts?

Deixe seu comentário!

Ah, e acompanhe o DashGoo também no Facebook e no Instagram 😉

Compartilhe:
Postado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *