Como os Dashboards Podem Salvar Sua Estratégia Digital

 

Dashboards, Big Data & Business Intelligence

Como poderiam os Dashboards salvar sua estratégia digital?

Bem, cada vez mais, destacam-se no mercado (e prospectam os melhores clientes) aqueles que conseguem extrair das mídias digitais informações importantes para análise de padrões de consumo e comportamento.

E como vimos no artigo anterior, o Big Data já é tendência global, e é fundamental que a sua agência prepare-se para esse cenário, mesmo que trabalhe com clientes menores.

Business Intelligence já é uma tendência que vem se consolidando no marketing digital. E um dos principais pontos de qualquer estratégia de análise de dados é saber exportar os relatórios certos.

 

Para tanto, começar por dashboards pode ser uma boa maneira de você já se habituar com a análise de dados e a sua entrega.

Continue a leitura e descubra como os dashboards podem dar um upgrade em sua performance na análise de mídias sociais!

Small Data

Se o Big Data é conhecido por coletar, armazenar e processar uma quantidade enorme de dados, podemos dizer que o Small Data é conhecido por analisar ‘pequenos dados’. São como pistas, que nos dão um o direcionamento para entregar maior valor a cada cliente.

Em linhas bem gerais, podemos dizer que o Big Data trabalha com dados quantitativos e o Small Data, com informações qualitativas. Estas informações dizem respeito a opiniões, percepções e experiência do cliente.

Ou seja, depois que os dados do Big Data são capturados, é necessária uma análise minuciosa para tirar o melhor proveito deles – e isso diz respeito ao Small Data.

Uma boa maneira de você se acostumar com a análise de dados é através das métricas do Facebook Insights e do Google Analytics, por exemplo. 

 

Mas e se você não souber como monitorar a evolução dos resultados de acordo com as metas definidas e objetivos traçados com o seu cliente?

Calma, analisar dados é uma capacidade analítica e, como exercício de abstração, é mais natural para algumas pessoas e menos natural para outras!

Hoje vamos entender o que é um dashboard e como eles podem te ajudar nessa tarefa.

 

O que é um Dashboard?

Grande parte dos softwares de Business Intelligence apresentam um painel com as estatísticas mais importantes para a sua análise.

Pois bem: Dashboards são painéis que mostram métricas e indicadores de forma visual.

 Existem muitos tipos de dashboards mas, em linhas gerais e para o que nos interessa por enquanto, trata-se de infografia sendo utilizada para interpretar números e dados de modo simples.

O objetivo dos dashboards é, basicamente, possibilitar o monitoramento dos resultados de uma empresa distribuídos em diversos indicadores (KPIs) de modo simples e acessível para um público leigo.

Assim, torna-se mais fácil a compreensão da sua performance com um display visual, o que economiza tempo com a análise de dados irrelevantes para seus objetivos ao reter somente os seus KPIs importantes.

 

Existem 3 tipos de dashboards:

 

  • Operacionais: contribuem para monitorar níveis de operação de analistas.
  • Táticos: permitem ter uma visão de como andam as operações de acordo com as estratégias criadas.
  • Estratégicos: geralmente são monitoradas KPIs e criados scorecards de acordo com metas estabelecidas.

Você pode conhecer cada um deles em mais detalhes, aqui.

 

Mas Como Eu Crio Um Dashboard?

 

Como vimos, a grande sacada dos dashboards está em serem painéis que mostram métricas e indicadores importantes para alcançar objetivos e metas traçadas de forma visual, facilitando (e muito) a compreensão das informações geradas, trazendo clareza para o profissional e para seus clientes.

Se você já tem intimidade com o assunto, você pode construir um dashboard nas ferramentas existentes no mercado ou contratar alguma empresa para fazê-los para você.

Mas se você não estiver familiarizado com dados, as métricas e a própria construção do dashboards, esse método pode ser um tanto quanto difícil ou dispendioso para você começar a analisar dados para extração de insights.

Um relatório bem construído e de fácil assimilação gera confiabilidade e denota transparência nos processos. E isso pode fazer toda diferença no seu home office ou agência – e te ajudar a manter os seus clientes por um longo tempo com vocês.

Sim: relatórios e dashboards são essenciais para sua agência e também para os seus clientes. É através deles que compreendemos o que está acontecendo, comparamos KPI’s e métricas, e transformamos todos os dados em informações embasadas.

Criar relatórios e dashboards é um trabalho que ninguém gosta de fazer, não é? No entanto, é necessário: e se você souber economizar tempo com as ferramentas certas, você vai sempre ficar um passo à frente da concorrência!

Entretanto, você não precisa mais ficar quebrando a cabeça para fazer um dashboard, já que hoje já existem ferramentas para facilitar seu dia a dia. Elas possibilitam que você crie relatórios de dados com precisão, mesmo que você não tenha um conhecimento avançado em gestão de dados.

 

Hoje o DashGoo é a única ferramenta brasileira a oferecer, além de relatórios completos de redes sociais + Ads, os dashboards. Estes últimos, ajudam a sua equipe trabalhar melhor e apresentarem melhores entregas, para melhores clientes.

 

Como os Dashboards Podem Salvar Sua Estratégia Digital

Entender melhor o processo de coleta, geração e análise de dados, impacta diretamente nos resultados e na assertividade das suas estratégias.

 

A exigência dos consumidores e o aumento da competitividade no mercado nos força a inovar e nos adaptarmos constantemente.

 

Neste sentido, relatórios e dashboards são ferramentas de suma importância para a sua agência fortalecer o seu relacionamento com seus clientes e posicionar-se no mercado.

 

Você não precisa fazer parte de uma grande empresa para aplicar o Big Data. Nesse sentido, o que importa, não é tanto a quantidade de dados, mas sim o que cada corporação faz com que os dados informam!

Para passar para o próximo nível em social media e atender maiores e melhores contas, é preciso estar pronto.

 

Você está preparado?

Para poder fazer um teste e começar a criar seus relatórios, apresentações e dashboards ainda hoje, clique aqui e faça seu cadastro gratuito. Confira e comprove a diferença que isso fará no seu dia-a-dia de hoje em diante.

Compartilhe: