Machine learning, termo que pode ser traduzido como ‘aprendizado de máquina’, é um conceito associado à inteligência artificial.
Mas apesar desses conceitos serem frequentemente confundidos como sinônimos, são coisas diferentes.
E no texto de hoje, você descobrirá o que é machine learning e qual a sua importância para as empresas no marketing digital.
O que é Machine Learning
Machine Learning é um ramo ou subárea da Inteligência Artificial, a qual fornece aos sistemas e máquinas a capacidade de aprender e melhorar automaticamente pela experiência e sem serem programados.
Ou seja, é a tecnologia que permite que os computadores possam agir e tomar decisões baseados em dados.
Consiste no estabelecimento de regras lógicas que visam melhorar o desempenho de uma tarefa ou tomar a decisão mais apropriada. São projetados para aprender e melhorar ao longo do tempo quando expostos a novos dados.
Abaixo, alguns exemplos de como o Machine Learning já é utilizado:
- Feed de notícias do Facebook;
- Filtragem de spams no e-mail;
- Ofertas de recomendações on-line (como as da Amazon e Netflix);
- Saber o que os clientes estão dizendo sobre você no Twitter;
- Resultados de pesquisa na Web;
- Anúncios em tempo real em páginas da web e dispositivos móveis;
- Análise de sentimento baseada em texto;
- Recomendação de conteúdo em plataformas de streaming de vídeo e áudio;
- Pontuação de crédito e próximas melhores ofertas;
- Banco de dados autônomo;
- Previsão de falhas em equipamento;
- Detecção de invasão na rede;
- Combate a fraudes em sistemas de pagamento;
- Reconhecimento de padrões e imagem;
- Os carros autônomos do Google.
Como podemos ver, o machine learning não é uma conceito tão distante da nossa realidade assim.
A premissa básica do Machine Learning é que sistemas podem aprender com dados, identificar padrões e tomar decisões – tudo isso com o mínimo de intervenção humana.
Qual a Importância do Machine Learning?
Se o Big Data nos mostra que há uma fonte de riqueza a ser explorada pelas empresas, o machine learning vem se mostrando a ferramenta fundamental para a exploração desta riqueza e a pedra de toque para a transformação digital das empresas na prática.
Sua habilidade para reduzir o tempo e melhorar a eficácia de nossa tomada de decisões, é o que faz do machine learning uma tecnologia tão importante atualmente.
Com algoritmos de aprendizado de máquina é possível analisar, de forma rápida e automática, um volume maior de dados complexos, e assim focar em resultados mais precisos.
A importância do Machine Learning para as empresas no marketing digital, em grande parte, está associada à possibilidade delas ajustarem as suas mensagens com base em comportamentos de clientes.
O Machine Learning faz isso observando padrões e outros fatores nas escolhas do cliente.
Sites de vendas on line que recomendam produtos e serviços com base em suas compras anteriores, por exemplo, usam machine learning para analisar seu histórico de compras.
Neste caso, o Machine Learning é utilizado para identificar e aprender o gosto deste usuário, para conseguir lhe oferecer outros produtos que sejam de seu interesse.
E um e-commerce que consegue prever o que o cliente precisa e quando ele deseja obter um produto, consegue ser muito mais preciso na hora de fazer uma oferta, não é mesmo?
No atendimento ao cliente isso ocorre quando a máquina processa resultados de pesquisa de satisfação, tempo de resolução de tickets, atrasos de resposta etc, isso sem falar do seu uso crescente através dos chatbots.
No caso dos Chatbots, o machine learning refina e aperfeiçoa sua capacidade de responder com precisão aos clientes. Com isso se consegue a redução em tempos de espera e a insatisfação entre os clientes. Também libera os atendentes convencionais para administrarem o número limitado de queixas que são mais específicas e requerem a intervenção humana.
A grande vantagem do machine learning para os negócios é que os modelos podem aprender com resultados passados para melhorar continuamente suas previsões com base em dados novos.
O machine learning pode ser usado para identificar vários segmentos do seu mercado-alvo, bem como criar micro-segmentos com base em padrões comportamentais.
Por exemplo, o machine learning pode otimizar constantemente a próxima melhor oferta para o cliente. Além disso, ela ajuda com a retenção e conversão de um cliente específico por processar informações rapidamente informando a hora certa de entrar em contato.
Esses dados podem ajudá-lo a criar uma abordagem preditiva para a segmentação de seus clientes, permitindo que você guie cada um individualmente através de sua jornada de compra.
Como o valor da vida útil do cliente é calculado com base em seu histórico de compras, interações com as campanhas de marketing e ações que eles tomam em uma plataforma, o aprendizado da máquina também permite otimizar suas futuras interações com eles.
Conclusão
A análise de dados é tendência global nos negócios e é fundamental que a sua agência prepare-se para esse cenário.
A redução do tempo necessário para criar prognósticos precisos e confiáveis pode impactar positivamente a capacidade de uma empresa utilizar recursos de forma eficaz.
Tudo indica que as organizações que já estão aproveitando o poder do machine learning avançarão mais rapidamente por conta da velocidade e eficiência da melhor tomada de decisões.
Se sua agência ainda não trabalha com nenhum sistema baseado em machine learning, comece com ferramentas que possibilitem que você comece a emitir relatórios de dados e habituar-se com a sua análise desde já.