Machine Learning: O Que É e Por Que é Importante

Machine learning, termo que pode ser traduzido como ‘aprendizado de máquina’, é um conceito associado à inteligência artificial.

Mas apesar desses conceitos serem frequentemente confundidos como sinônimos, são coisas diferentes.

E no texto de hoje, você descobrirá o que é machine learning e qual a sua importância para as empresas no marketing digital.

artigo-machine-learning-o-que-é-e-por-que-é-importante

O que é Machine Learning

Machine Learning é um ramo ou subárea da Inteligência Artificial, a qual fornece aos sistemas e máquinas a capacidade de aprender e melhorar automaticamente pela experiência e sem serem programados.

Ou seja, é a tecnologia que permite que os computadores possam agir e tomar decisões baseados em dados.

Consiste no estabelecimento de regras lógicas que visam melhorar o desempenho de uma tarefa ou tomar a decisão mais apropriada. São projetados para aprender e melhorar ao longo do tempo quando expostos a novos dados.

Abaixo, alguns exemplos de como o Machine Learning já é utilizado:

  • Feed de notícias do Facebook;
  • Filtragem de spams no e-mail;
  • Ofertas de recomendações on-line (como as da Amazon e Netflix);
  • Saber o que os clientes estão dizendo sobre você no Twitter;
  • Resultados de pesquisa na Web;
  • Anúncios em tempo real em páginas da web e dispositivos móveis;
  • Análise de sentimento baseada em texto;
  • Recomendação de conteúdo em plataformas de streaming de vídeo e áudio;
  • Pontuação de crédito e próximas melhores ofertas;
  • Banco de dados autônomo;
  • Previsão de falhas em equipamento;
  • Detecção de invasão na rede;
  • Combate a fraudes em sistemas de pagamento;
  • Reconhecimento de padrões e imagem;
  • Os carros autônomos do Google.

Como podemos ver, o machine learning não é uma conceito tão distante da nossa realidade assim.

A premissa básica do Machine Learning é que sistemas podem aprender com dados, identificar padrões e tomar decisões – tudo isso com o mínimo de intervenção humana.

Qual a Importância do Machine Learning?

Se o Big Data nos mostra que há uma fonte de riqueza a ser explorada pelas empresas, o machine learning vem se mostrando a ferramenta fundamental para a exploração desta riqueza e a pedra de toque para a transformação digital das empresas na prática.

Sua habilidade para reduzir o tempo e melhorar a eficácia de nossa tomada de decisões, é o que faz do machine learning uma tecnologia tão importante atualmente.

Com algoritmos de aprendizado de máquina é possível analisar, de forma rápida e automática, um volume maior de dados complexos, e assim focar em resultados mais precisos.

A importância do Machine Learning para as empresas no marketing digital, em grande parte, está associada à possibilidade delas ajustarem as suas mensagens com base em comportamentos de clientes

O Machine Learning faz isso observando padrões e outros fatores nas escolhas do cliente.

Sites de vendas on line que recomendam produtos e serviços com base em suas compras anteriores, por exemplo, usam machine learning para analisar seu histórico de compras. 

Neste caso, o Machine Learning é utilizado para identificar e aprender o gosto deste usuário, para conseguir lhe oferecer outros produtos que sejam de seu interesse.

E um e-commerce que consegue prever o que o cliente precisa e quando ele deseja obter um produto, consegue ser muito mais preciso na hora de fazer uma oferta, não é mesmo?

No atendimento ao cliente isso ocorre quando a máquina processa resultados de pesquisa de satisfação, tempo de resolução de tickets, atrasos de resposta etc, isso sem falar do seu uso crescente através dos chatbots.

No caso dos Chatbots, o machine learning refina e aperfeiçoa sua capacidade de responder com precisão aos clientes. Com isso se consegue a redução em tempos de espera e a insatisfação entre os clientes. Também libera os atendentes convencionais para administrarem o número limitado de queixas que são mais específicas e requerem a intervenção humana.

A grande vantagem do machine learning para os negócios é que os modelos podem aprender com resultados passados para melhorar continuamente suas previsões com base em dados novos.

O machine learning pode ser usado para identificar vários segmentos do seu mercado-alvo, bem como criar micro-segmentos com base em padrões comportamentais.

Por exemplo, o machine learning pode otimizar constantemente a próxima melhor oferta para o cliente. Além disso, ela ajuda com a retenção e conversão de um cliente específico por processar informações rapidamente informando a hora certa de entrar em contato.

Esses dados podem ajudá-lo a criar uma abordagem preditiva para a segmentação de seus clientes, permitindo que você guie cada um individualmente através de sua jornada de compra.

Como o valor da vida útil do cliente é calculado com base em seu histórico de compras, interações com as campanhas de marketing e ações que eles tomam em uma plataforma, o aprendizado da máquina também permite otimizar suas futuras interações com eles.

Conclusão

A análise de dados é tendência global nos negócios e é fundamental que a sua agência prepare-se para esse cenário.

A redução do tempo necessário para criar prognósticos precisos e confiáveis pode impactar positivamente a capacidade de uma empresa utilizar recursos de forma eficaz.

Tudo indica que as organizações que já estão aproveitando o poder do machine learning avançarão mais rapidamente por conta da velocidade e eficiência da melhor tomada de decisões.

Se sua agência ainda não trabalha com nenhum sistema baseado em machine learning, comece com ferramentas que possibilitem que você comece a emitir relatórios de dados e habituar-se com a sua análise desde já.

Clique aqui e dê uma olhada no DashGoo 😉

Compartilhe:
Postado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *