Como Usar as Mídias Sociais Impulsionar o SEO

As plataformas de mídia social podem agregar muito valor ao um site, bem como ajudar a elevar a posição de um blog nos principais mecanismos de busca.

Embora o Google tenha declarado que a quantidade de seguidores não influencia na relevância da página, o Bing, por outro lado, já admitiu que perfis com mais presença nas redes sociais podem ocupar melhores posições nas buscas sim.

Apesar da influência das mídias sociais no SEO ser questionável por conta desse posicionamento do Google, um plano bem estruturado de técnicas de SEO continua se mostrando um dos principais pilares que sustentam um bom blog.

E esse plano também deve ser aplicado nos posts nas redes sociais!

Em outras palavras: mídias sociais e SEO precisam andar juntos.

Quanto mais presente sua marca for para o público, melhores serão as chances de rankeamento nos motores de busca, que vem priorizando a experiência do usuário.

Alguns objetivos que de SEO que você pode alcançar usando as mídias sociais:

1. Ranqueando dos perfis sociais nos motores de busca:

Quando pesquisamos uma marca no Google, aparece não apenas o site, surge também nos resultados os perfis delas de redes sociais, certo?

Então: uma vez que os perfis sociais também aparecem nos resultados dos mecanismos de pesquisa, eles podem acabar ocupando um espaço valioso no topo do ranking, ajudando a marca a ganhar visibilidade.

2. Levando tráfego para os sites:

Ok, o compartilhamento social pode até não ser capaz de melhorar sozinho a sua classificação na pesquisa do Google.

Porém, ele pode aumentar bastante a quantidade de tráfego no site – o que faz com que a classificação de qualquer página suba nos motores de busca!

Assim, publicar links para bons conteúdos do seu blog nas redes sociais pode incentivar compartilhamentos, curtidas e comentários, aumentando a exposição do seu site.

3. Impulsionando a consciência de marca:

Os perfis em redes sociais são bem importantes para aumentar a consciência da marca, o que, por sua vez, pode desempenhar um papel na melhoria do SEO.

Veja abaixo algumas dicas práticas de como utilizar as mídias sociais para impulsionar o SEO.

Como usar as mídias sociais impulsionar o SEO

Tendo um bom número de seguidores (reais)

O Google rastreia os perfis sociais da sua empresa, ter muitos seguidores vai aumentar a credibilidade da marca perante os novos visitantes.

Mas invista na construção de uma audiência real, será muito melhor para a marca.

Publicando conteúdo de qualidade

Assim como os buscadores dão mais relevância para artigos com um conteúdo de qualidade, é essencial apresentar um material relevante nas redes sociais também.

Se o conteúdo produzido para as redes sociais não tiver qualidade e profundidade, ele não vai ajudar a impulsionar o SEO.

Nesse sentido, capriche na pesquisa preliminar, definição e elaboração dos temas, títulos e tudo mais que for relacionado ao conteúdo.

Dando atenção às imagens

Já deve ser do seu conhecimento que as imagens têm um papel importante no bom desempenho de SEO de um site.

Por isso, além de usar imagens de qualidade para enriquecer o seu conteúdo, procure também otimizá-las.

O nome do arquivo é a primeira informação que os motores de busca procuram. Portanto, procure usar nomes que expressem o conteúdo da imagem – e não algo aleatório como “postblogfinal.png”.

Otimizando os posts para buscas

Para que o seu conteúdo seja encontrável, é preciso investir na otimização de cada post para as buscas.

Na hora de postar em redes sociais como o Twitter e o Instagram, por exemplo, o uso das hashtags é um fator essencial.

Mantendo a constância

Ser inconstante nas redes sociais é um dos maiores erros que uma marca pode cometer. Isso fará com que o público acabe perdendo o interesse pelo seu conteúdo.

Provavelmente você perderá seguidores, não terá tantos compartilhamentos e links externos – e isso se afetará seu SEO.

Apostando em UGC (conteúdo gerado pelo usuário)

A lógica é: se você usar o conteúdo gerado pelo usuário nas mídias sociais, isso ajudará a marca a ganhar menções, compartilhamentos e links externos.

Facilitando o compartilhamento social

O compartilhamento social do seu conteúdo servirá para aumentar a credibilidade dele.

Criar um título atraente aqui é essencial.

Repetir a postagem do mesmo conteúdo (desde que você respeitar a frequência e a recência certa para cada rede social), também pode ajudar bastante.

Lembre-se de disponibilizar os botões de compartilhamento em redes sociais no site e incentivar o compartilhamento via chamada para ação.

Tentando conseguir links externos

Uma ótima forma de engajar o público nas redes sociais é divulgando conteúdo do seu blog.

E se o conteúdo for realmente bom, mais pessoas e sites vão compartilhar os links.

Dessa forma, os mecanismos de busca vão perceber que aquele material teve uma boa aceitação por parte dos leitores, e que pode colocá-lo em destaque nos resultados das pesquisas.

Acompanhando o progresso social da marca

Acompanhar progresso do SEO da empresa também dará uma noção mais ampla de como as duas áreas se alinham, e certamente vai apontar pontos em que é preciso melhorar.

Usar boas ferramentas de análise e seguir KPIs seguros é uma boa prática para garantir que esse acompanhamento seja bem-sucedido.

Ainda que sem a confirmação por parte de um dos principais mecanismos de busca, podemos perceber que as redes sociais e SEO devem funcionar sempre em conjunto para garantir uma boa colocação de um site ou blog nos rankings.

Além de trazer mais público e visibilidade para a marca, o investimento nas redes sociais pode fortalecer a reputação da sua marca perante o público.

A relação marca x usuário fica mais próxima também, e dela podemos aprender coisas importantes sobre a experiência que ele vive até chegar até o seu conteúdo.

É tudo sobre a melhor experiência para o usuário. Como falamos lá no começo, é por isso que quanto mais presente uma marca for do seu público, melhores serão as chances de rankeamento nos motores de busca 😉

Gostou desse conteúdo?

Continue acompanhando nosso blog e curta nossa página no Facebook
e siga nosso Instagram.

E se ainda não conhece a nossa ferramenta de relatórios, teste o DashGoo grátis por 14 dias.

Compartilhe:
Postado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *