7 Dicas de Gestão de Equipes Criativas

Uma boa gestão de equipe criativa pode ser crucial para o bom desempenho do seu negócio. Isso porque, se você trabalha com uma equipe, certamente a produção depende dela.

Então, é óbvio — mas importante — ressaltar que as equipes criativas são vitais em uma empresa. Com um time motivado e bem liderado, você terá uma ótima produção.

Por isso, a gente preparou uma lista para você, com 7 dicas de gestão de equipe criativa.

1. Entenda as Qualidades e Dificuldades de Cada Colaborador

Primeiro de tudo, conheça sua equipe criativa. Busque entender as qualidades e dificuldades de cada um.

Assim, você consegue extrair o máximo de cada profissional.

Se você exige demais em relação a algo que um colaborador tem dificuldade, por exemplo, isso só vai gerar pressão e frustração.

Por outro lado, estimulando um membro de sua equipe no que ele faz de melhor, você contribui, de fato, para que ele tenha uma performance ainda com mais qualidade.

2. Deixe Claro o Que Você Espera da Sua Equipe Criativa

Explique bem o que você espera!

Sabe aquele gestor que só manda, não explica o que deseja, depois vê a tarefa pronta e ainda reclama com o colaborador que não está do jeito que ele queria?

Não seja essa pessoa!

Deixe claro o que você precisa e espera da sua equipe criativa. Dessa forma, cada um vai desenvolver o trabalho de acordo com o que você solicitou.

3. Escute e Comunique-se

Esta questão se relaciona com a anterior. Você tem que deixar claro o que você quer, mas também precisa entender o que cada um da equipe criativa sente e precisa.

Escute-os!

4. Promova Treinamentos Com os Colaboradores da Sua Equipe Criativa

Afinal, equipe mais preparada é equipe mais segura do que faz.

Com mais segurança há não só menos tensão e erros, como também mais criatividade e qualidade.

5. Estimule os Colaboradores e Não os Critique

Time estimulado trabalha melhor! E não estamos falando, aqui, de ficar bajulando seus colaboradores.

Em síntese, falamos de você indicar onde cada um está se destacando, apontar os acertos.

Também não significa que vá deixar as coisas serem feitas de forma errada na sua equipe criativa. Você pode e deve indicar o que não está certo!

Mas faça isso de forma inteligente. E não critique, pois isso só vai gerar ressentimento.

6. Dê Feedbacks à Sua Equipe Criativa

Como falamos no item anterior, quando dissemos que não é bom criticar, não estamos falando que você deva deixar sua equipe fazer coisas erradas.

Portanto, dê feedbacks importantes para cada colaborador. Inclusive, faça isso uma vez por mês, no mínimo. É fundamental para o crescimento de cada um na equipe e, com isso, da empresa.

7. Estabeleça Metas, e Com Antecedência

Metas são fundamentais para que o colaborador tenha senso de propósito. Dessa maneira, as tarefas são feitas de forma mais assertiva.

Outra coisa que, por certo, contribuirá para tanto para alcançar metas quanto para organização da empresa é o uso de relatórios e dashboards.

Também é importante lembrar: evite pedir as coisas de última hora. Uma equipe que trabalha com um bom planejamento faz isso de forma mais tranquila e com maior qualidade.

Como vimos, uma boa gestão de equipe criativa é essencial para que seu negócio tenha um bom desempenho. Da mesma forma, um mau gestor pode fazer sua empresa cair, e muito de produção.

O que achou da nossa lista? Quais desses itens você trabalha com sua equipe criativa?

Esperamos você nos comentários!

Compartilhe:
Postado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *