Vantagens da Terceirização Para Agências Digitais

São muitas as vantagens da terceirização para agências digitais.

Neste texto, vamos comentar as 3 principais, após uma breve contextualização.

Um Novo Modelo de Negócio para Agências Digitais

A maioria das agências mais tradicionais parte da premissa de que o seu modelo de negócio ideal deve ser full service.

Nesse modelo, atende-se menos clientes mantendo um ticket médio mais alto – mas atendendo em muitas frentes simultaneamente, a fim de atender todo o projeto internamente.

O principal problema dessa modalidade é que, no dia a dia, as agências acabam tropeçando nos prazos de entrega dos serviços.

Isso ocorre por assumirem uma quantidade muito alta de jobs, o que pode fazer com que elas se enredem na quantidade de demanda que tem que cumprir e nos resultados que devem entregar.

Como consequência dessa correria contra o relógio e o calendário, ocorrem atrasos ao entregar os serviços contratados,  sobrecarrega da equipe (quando existe uma) – e o posicionamento da agência como marca ainda acaba ficando em segundo plano.

É assim, aliás, que muitos dos donos de agências no Brasil se tornam o famoso “Eugência”.

Por medo de perder o cliente e não ter como contratar mais funcionários, ou o gestor se desdobra, ou acaba sendo o chefe odiado, por cansar a equipe interna.

Nesse cenário, as parcerias com freelancers vem se mostrando uma excelente alternativa ao modelo de negócio mais tradicional para agências digitais.

Vantagens da Terceirização para Agências Digitais

Terceirização Para Agencias: Conheça as Vantagens

Otimização de Prazos

A primeira e principal vantagem da terceirização para agências digitais é que ela resolve um dos maiores problemas na maioria das agências: o prazo de entrega.

É por isso que, cada vez mais, proprietários de agências vem fazendo das parcerias com freelancers um novo modelo de negócios para suas agências digitais.

Com essa mentalidade, serviços mais pontuais (como desenvolvimento de sites e imagens para redes sociais) vem sendo ser terceirizados costumeiramente.

Mas é interessante observarmos o quanto esse modelo vem sendo ampliado.

De acordo com o último censo das agências, ocorreu uma mudança com relação à terceirização de serviços. Se antes eram focados na da produção de sites, agora apontam para a produção digital.

Os dados acima são baseados no censo das Agências 2018 realizado pelo Operaland, onde mais de 500 gestores de agências de todo o Brasil contribuíram com a construção deste indicador.

Para fazer o download da pesquisa, clique aqui.

Ou acesse os slides dos principais dados clicando aqui.

“Boa parte das agências adotaram conteúdo como estratégia principal para seus clientes e, com isso, houve a necessidade de seguir com a contratação de terceiros.”  Via: Estevão Soares

Redução de Custos

A segunda vantagem da terceirização para agências digitais é que um freelancer trabalha de maneira independente e custa menos para a empresa do que um funcionário em regime CLT.

O proprietário da agência empresa não terá que oferecer férias, licenças por motivos de saúde e, conforme a natureza do contrato de terceirização, terá sempre um profissional adequado a sua necessidade à sua disposição.

Desta forma, o gestor não tem legislação trabalhista e conta com um reforço informal na equipe para o serviço excedente a sua capacidade de entrega.

Assim, o trabalho se torna mais enxuto, otimizando a mão-de-obra e tempo por projeto, garantindo qualidade e entrega conforme aos prazos – e a equipe interna da agência pode se voltar para o planejamento e a estratégia.

É claro que é preciso selecionar muito bem os parceiros de negócios que atuarão na sua agência como freela.

É muito importante buscar as referências no mercado para garantir que o cliente vai estar nas mãos de uma equipe profissional e especializada.

Um dado que chama atenção no último censo das agências nesse sentido: a maioria das agências escolhe seus profissionais através de indicação.

Tempo Para Estratégias de Crescimento

A terceira vantagem é que, assim, o gestor pode (e deve!) se tornar especialista na sua melhor expertise, a fim de se destacar-se no mercado e consequentemente elevar sua marca pessoal – e, com ela, o nome da sua agência como marca.

A terceirização de serviços permite às agências concentrar seus esforços e talentos no desenvolvimento de estratégias, passando a contar com parceiros que garantem a entrega dos projetos digitais de seus clientes com qualidade e prazo.

Assim, sobra muito mais tempo para você, como dono de agência, para focar na geração de lucro do seu negócio.

Mesmo em se tratando de produção de conteúdo, as agências já vêm incluindo a terceirização as suas rotinas. Como vimos no censo das agências 2018, a produção de conteúdo de já representa 20% do total, ocupando a 5°  posição dentre as atividades mais terceirizadas.

Segundo pesquisa da Rock Content, as organizações que utilizam combinação de produção interna e terceirizada possuem uma taxa de sucesso 9.5% maior do que as que não utilizam!

Veja o gráfico da pesquisa abaixo.

Outro ponto é que a terceirização pode também possibilitar o atendimento de novos nichos e portes de empresas, uma vez que o profissional freelancer ao prestar serviços também estará agregando seu portfólio.

Conclusão

Encontrar profissionais para fazer parcerias e delegar parte das atividades da agência pode trazer uma série de benefícios, tanto para o negócio quanto para os clientes.

A terceirização, atualmente, é uma prioridade para a maior parte das empresas de sucesso.

Ela permite garantir a produtividade e se certificar de que as ações sejam planejadas e executadas sem que você precise de um departamento interno focado nisso.

Além disso, você pode focar em outros aspectos do seu negócio com mais tranquilidade 🙂

Ao apostar na terceirização, você só precisa se preocupar com a sua marca e com o acompanhamento dos resultados 😉

Para esta última tarefa, o Dashgoo disponibiliza modelos de relatórios já configurados e prontos para você começar rapidamente, dezenas de widgets e gráficos personalização.

Teste por 14 dias grátis.

Compartilhe:
Postado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *