5 Séries de Marketing Para Assistir na Quarentena Coronavírus

Compartilhe esse artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Quais seriam as 5 séries de marketing que os profissionais dessa área deveriam assistir durante a quarentena?

Já listamos os filmes que todo profissional de marketing deveria assistir lá no nosso Instagram. Como esse post foi muito acessado e recebeu vários comentários positivos, resolvemos listar as melhores séries de marketing também.

Se você está de quarentena, adora séries e trabalha com marketing, este artigo é pra você.

É claro que existem várias séries de marketing que abordam direta ou indiretamente o tema. Entretanto, neste post, vamos mostrar as 5 séries que acreditamos que TODO marketeiro precisa assistir.

Por isso, confira abaixo cinco ótimas séries de marketing e publicitários curtirem sofá e pipoca durante a quarentena coronavírus.

As 5 Séries de Marketing Que Todo Marketeiro Deveria Assistir

Assim como os filmes e documentários, as séries de marketing podem trazer, além de valiosas lições, expansão de imaginário e inspiração para a vida do profissional de marketing.

Por isso, procure captar o que essas criações, explicadas abaixo, têm de melhor para assim desenvolver o seu processo criativo durante a sua rotina de trabalho. Boa maratona!

Mad Men (2007)

É praticamente impossível falar de séries de marketing sem citar Mad Men. Esta é a clássica série que todos os profissionais de comunicação e publicidade indicam.

Durante os 92 episódio das 7 temporadas da série, podemos acompanhar o cotidiano de uma grande agência de propaganda da Nova York, dos anos 60, situada na Avenida Madison (de onde o nome “Mad Men”).

Assim, a série mostra os assim chamados “Anos Dourados da Propaganda”. Por isso, ela é essencial para todos que lidam com marketing.

Embora a premiada série tenha acabado em 2015, ela deixou seu legado na história da produção audiovisual, sendo considerada umas das séries mais fiéis ao contexto histórico e estético. Além disso, Mad Man ganhou 5 Globos de Ouro, 16 Emmys — isso sem falar nas nomeações e troféus.

Certamente, o foco principal da trama é no diretor de criação Don Draper: sua vida pessoal e seu trabalho na implementação de várias campanhas publicitárias. Além, é claro, dos seus desafios diários da publicidade da época e dos seus colegas de trabalho.

Através da série, os profissionais de marketing conseguem acompanhar, em primeiro lugar, as mudanças que ocorreram ao longo do tempo, como por exemplo, a visão do mercado sobre o papel da mulher, seus desejos e seu poder de consumo.

Em segundo lugar, ela é útil para perceber o constante processo de evolução da sociedade — ponto que um marketeiro deve entender para satisfazer sempre as demandas do mercado.

Assista ao trailer de Mad Man.

Trust Me (2009)

A série conta a história de da RGM, uma famosa agência de publicidade em Chicago, nos Estados Unidos.

Os protagonistas desta série são um copywriter, um diretor criativo e um associado de uma agência de publicidade.

Suas histórias concentram-se na superação de desafios da indústria de marketing, abordado a história de cada cliente, o cotidiano de uma produção e os diversos relacionamentos entre as áreas da agência.

Nesse sentido, sua importância para o mercado publicitário advém, especialmente, do fato dela mostrar a rotina de um ambiente de trabalho bem semelhante aos que os profissionais de comunicação encontram ao longo de suas carreiras.

Assista ao trailer de Trust Me.

Black Mirror (2011)

Você já deve ouvido muito a expressão “Isso é muito Black Mirror”.

A série já virou sinônimo de tecnologia e inovação, tema central dos episódios.

Mas na verdade, o tema central pode ser definido como o questionamento de onde estamos indo com a tecnologia e a sociedade de consumo que estamos criando.

Logo, trata-se de uma excelente reflexão para todos e, especialmente, para todos os profissionais de comunicação.

Como sabemos, Marketing e tecnologia estão relacionados de uma forma que é impossível pensar em uma coisa sem a outra. Sem dúvida, essa série irá fazer você pensar bastante sobre o assunto.

Ela explora temas que trazem à tona reflexões como por exemplo, a obsessão por likes nas mídias sociais (tema de Queda Livre, da 3 º temporada) e qual a responsabilidade das empresas de tecnologia a respeito do uso que fazemos da plataforma (foco do episódio Smithereens, da 5 º e última temporada).

Além do mais, Black Mirror é interessante também por mostrar o comportamento das pessoas e como utilizam a tecnologia e para que fins: o que é ótimo para profissionais de marketing refletirem como pensam os usuários de hoje.

Outro ponto interessante é que esta é, também, uma ótima opção para as pessoas que não têm muito tempo para acompanhar tramas, já que os episódios são independentes, como num seriado.

Assista ao trailer de Black Mirror.

House of Cards (2013)

House of Cards é, sem dúvida, um dos maiores sucessos da Netflix.

Uma das mais premiadas na história da TV, já tendo ganho diversos Emmys e Globos de Ouro, esta série irá ensinar-lhe sobre a disputa pelo poder no mundo político e nos negócios, e como o protagonista da série fará qualquer coisa para alcançar isso.

A famosa série tem como temas centrais a política, a ambição, a busca por poder e sucesso nos Estados Unidos.

A história de Frank Underwood (um parlamentar americano que manipula o Congresso, a mídia e a opinião pública para atingir seus objetivos), tem 6 temporadas. 

Primeiramente, assistir Frank Underwood em ação já é receber uma valiosa lição de como atingir seus objetivos e dos passos necessários para isso.

Sobretudo, essa série é importante para os profissionais de marketing. Isso porque ela fala sobre a necessidade de identificar e conhecer a fundo os seus stakeholders, bem como o público com quem você vai se comunicar.

De fato, é fundamental pensar e traçar estratégias antes de fazer alguma ação, tanto na política, quanto nos negócios quanto na publicidade, não é mesmo?

Além disso, a trama é muito interessante não só para marketeiros, porque ela mostra detalhes do mundo dos negócios para quem almeja crescer.

Assista ao trailer de House of Cards.

Silicon Valey (2014)

Criativa, a série protagonizada por um grupo de jovens concentra-se no mundo das startups e dos investimentos.

Não fala exclusivamente do setor de marketing, mas de criatividade e inovação.

Durante cinco temporadas, Silicon Valley foi cirúrgica em atacar os defeitos antissociais dos gurus da tecnologia.

Sim, embora seja engraçada, a série da HBO realmente mostra lado obscuro do Vale do Silício, especialmente a uma certa altura das temporadas.

Apesar disso, Silicon Valley ainda é, sobretudo, uma comédia.

Assista ao trailer de Silicon Valey.

Quais dessas séries você já maratonou? E qual outra você indicaria?

Certamente, você também tem uma série de marketing favorita que poderia complementar esta lista! 

Ah, e não esqueça de compartilhar com seus amigos e colegas que também são loucos por séries de marketing ;)⁣

Mais para explorar