Dicas e Links Úteis para Facebook Ads

A rapidez e facilidade para criar anúncios (em especial através do botão ‘impulsionar’) e a velocidade com que os pretensos ‘resultados’ aparecem, acabam sendo um atrativo que tornam os anúncios do Facebook acessíveis a qualquer um que queira começar a anunciar seu produto ou serviço.

Entretanto, essa aparente facilidade faz com que muitas das vezes o anunciante não atinja o resultado esperado, e por isso passem a desacreditar no fato de que os investimento em Facebook Ads possam trazer um retorno relevante para as marcas.

A primeira coisa importante quando falamos em anúncios no Facebook é ter clareza quanto aos OBJETIVOS. Inclusive, esta será a primeira coisa que o Facebook vai “perguntar” quando você for fazer um anúncio.

O que você espera que o Facebook entregue a partir do seus anúncios?

Que sua marca seja mais reconhecida? Obter mais visitas no site?

Parece óbvio, mas estas perguntas são de extrema importância. Muitas pessoas anunciam por anunciar, visando curtidas na postagem e muitas vezes desejando visitas em um site mas sem ter uma estratégia por trás dessas iniciativas.

Este é talvez o erro mais recorrente quando as empresas focam seu orçamento em aquisição de fãs (aumento de de curtidas da página).

 

Dicas e Links Facebook Ads DashGoo

 

Se o seu objetivo NÃO são as famosas métricas de vaidade (número de likes no post ou curtidas na página), que só preenchem o ego e não retornam em resultados, continue lendo este artigo.

Nele vamos te dar algumas dicas rápidas para você começar a usar o Gerenciador de Anúncios do Facebook de forma mais eficiente.

 

Sobre Planejamento de Facebook Ads

Planejador de Campanhas é uma excelente ferramenta para quem ainda não tem intimidade com planejamento em Facebook Ads.

Com ele, é possível calcular e prever retornos de iniciativas em Facebook Ads, estimando públicos versus iniciativas versus investimentos. Vale muito a pena conferir os gráficos gerados pelo planejador de campanhas antes de investir em anúncios.

Em Abril de 2018 esta ferramenta foi atualizada e já é possível fazer “Edição em massa’ e, assim, ao editar um plano, você poderá fazer alterações com facilidade em várias Páginas do Facebook e contas do Instagram, alinhando suas estratégias com seus objetivos em ambas as plataformas.

 

Sobre As Mídias dos Anúncios

As mídias utilizadas são bem importantes para o bom desempenho dos seus anúncios. Além das cores, formatos e qualidade gráfica das imagens usadas, temos que considerar a quantidade de texto utilizada: ela impacta diretamente na distribuição do seu anúncios.

Em 2016 o Facebook mudou a regra que impedia anúncios com mídias que contivessem mais do que 20% de texto nas mídias, mas as publicações com menos texto continuam tendo mais destaque na plataforma, além de gastarem menos orçamento em Ads.

Desta forma, o ideal ainda é que sua agência oriente o responsável pelas artes dos anúncios a não ultrapassar os 20% de texto.

Mas, também, vale a pena testar a imagem nesta ferramenta do Facebook, que classifica o desempenho do seu anúncio em vista da quantia de texto na imagem.

Nela, ao testar uma imagem com texto, o Facebook poderá classificar a sua arte para publicação das seguintes formas:

OK: o seu anúncio será veiculado normalmente.
Baixa: o alcance do seu anúncio pode ser um pouco menor.
Média: o alcance do seu anúncio pode ser muito menor.
Alta: o seu anúncio pode não ser veiculado.

 

Sobre Objetivos e Tipos de Anúncios em Facebook Ads

Estes são os principais objetivos que você pode almejar ao fazer anúncios no Facebook:

Criar uma audiência: o Facebook Ads pode ajudar a acelerar o processo de criar uma base de seguidores, permitindo que a empresa interaja com o lead e vá ganhando aos poucos a confiança dele.

Impactar e engajar a audiência preexistente: esse objetivo é ideal para mostrar as suas publicações para a base de fãs já existente, pois o Facebook não entrega organicamente a sua publicação para todos os seguidores das páginas.

Promover suas landing pages: já esse objetivo é mais interessante para redirecionar as pessoas certas para as páginas do seu site que contêm conteúdos relevantes e com potencial de gerar mais leads.

Falando em objetivos no Gerenciador de Anúncios, se fôssemos dar uma dica só para quem quer ter bons resultados em Facebook Ads, escolheríamos essa: comece pelo objetivo de Reconhecimento de Marca!

Esta é a melhor maneira da marca ter prova social sem recorrer às métricas de vaidade: estabelecendo autoridade de maneira estratégica.

 

Vamos apresentar brevemente todos objetivos oferecidos pelo Facebook e comentar sobre alguns, a seguir:

  • Reconhecimento da Marca: gera mais interesse do público em seu produto ou serviço, por meio do direcionamento do anúncio para pessoas mais propensas a se interessarem pelo seu negócio.
  • Alcance: exibe o seu anúncio para o maior número de pessoas possíveis.
  • Tráfego: redireciona mais pessoas para uma página, que pode estar dentro ou fora do Facebook.
  • Envolvimento: contribui para que a sua página tenha mais curtidas, comentários, compartilhamentos, participações nos eventos etc.
  • Instalações do Aplicativo: redireciona as pessoas para a loja de aplicativos.
  • Visualizações do Vídeo: promove os seus vídeos, aumentando a percepção da sua marca perante o público.
  • Geração de Cadastros: coleta informações de pessoas interessadas no seu negócio.
  • Conversões: aumenta os resultados em vendas ou em cadastros, a partir do momento que o usuário executa uma ação no seu site ou aplicativo.
  • Vendas de catálogo de produtos: mostra, com base no seu público-alvo, produtos do seu catálogo (é necessário ter o pixel do Facebook instalado).
  • Visitas ao Estabelecimento: promove o seu ponto comercial para pessoas que estão nas imediações.

Abaixo, separamos algumas dicas mais específicas de usos sobre objetivos e tipos de anúncios.

 

Reconhecimento de Marca:

A verdade é que ninguém compra nada sem antes conhecer bem a marca, confiar nela, conhecer a qualidade ou ter boas indicações a respeito – e no Facebook Ads não é diferente.

Uma boa campanha de Reconhecimento de Marca traz prova social e transmite maior credibilidade para muitas pessoas que ainda não conhecem a marca.

Este tipo de anúncio pode ser usado no Facebook e no Instagram, sendo que podem ser criados anúncios no formato de imagem, carrossel, apresentação ou vídeo.

Se você se colocar no lugar do seu público, vai entender que é muito pouco provável que alguém veja seu post patrocinado e compre de você “porque sim”.

Anunciar com objetivo de venda direta para quem não te conhece tende a dar bem errado. Considere isso na hora de planejar seus anúncios.

 

Objetivo de tráfego:

O objetivo de Tráfego também pode te ajudar a atrair pessoas interessadas em seu negócio, direcionando-as a seu site, para que elas possam saber mais sobre os produtos, comprar na loja online ou se cadastrar no boletim informativo.

Nesse tipo de anúncio, é possível criar anúncios dentro do Facebook, Instagram, Messenger e Audience Network, em diferentes formatos.

Como usar:

Dica: Adicione o Pixel do Facebook aos anúncios para rastrear quais ações as pessoas realizam no site depois de clicar no anúncio, como visualizar conteúdo, adicionar itens ao carrinho de compras online ou realizar uma compra.

Se você não sabe como usar o Pixel do Facebook, fique tranquilo: em breve vamos postar um artigo falando especificamente sobre ele.

 

Anúncio de cadastro:

Já os anúncios de cadastro oferecem uma maneira fácil de obter informações de clientes potenciais com formulários otimizados para dispositivos móveis preenchidos automaticamente no Facebook e no Instagram com um custo mais eficiente por cadastro qualificado.

Como usar:

Identifique as perguntas e campos que você deseja incluir no formulário. É possível escolher um desses campos de formulário padrão e adicionar perguntas personalizadas conforme necessário. Estas são algumas perguntas sugeridas para incluir com base no tipo de formulário de cadastro que você está usando.

 

Anúncio de vídeo:

Anúncios de vídeo podem ajudar a prender a atenção das pessoas com movimento, mostrar o que sua empresa faz ou oferece e difundir sua mensagem. Quando você usa o objetivo de visualizações de vídeo, seu anúncio otimiza automaticamente a veiculação para pessoas mais propensas a assistir ao vídeo.

Como usar:

Dicas:

– Depois de veicular sua campanha de anúncio de vídeo, crie um Público Personalizado de envolvimento dos visualizadores do vídeo e faça o direcionamento para eles em sua próxima campanha de anúncios para gerar novo envolvimento com esse público que demonstrou interesse em seu negócio.

– Se você pensa em criar um novo vídeo, o Estúdio Móvel do Facebook é um excelente recurso para gravações de vídeo ao estilo faça você mesmo.

 

Sobre os Públicos:

A segmentação do público em  Facebook Ads pode maximizar o potencial das suas campanhas.

Para isto, utilize o Facebook Audience Insights para conhecer melhor as características dos seus segmentos de clientes mais valiosos para o seu negócio.

Entretanto, vale ressaltar que a especificidade da segmentação aumenta proporcionalmente o custo das suas iniciativas em Facebook Ads.

Ou seja, quanto mais específica a sua segmentação, mais alto será o custo do seu anúncio – daí a importância de planejar estrategicamente todos esses passos.

 

Públicos Personalizados

Os Públicos Personalizados são criados por meio de informações do cliente que você já tem ou que pode conseguir facilmente, facilitando a reconexão com pessoas que já demonstraram interesse na empresa.

É possível carregar seu arquivo de clientes, fazer o direcionamento a pessoas que visitaram seu site com o Pixel do Facebook ou conectar-se com pessoas que se envolveram com sua empresa no Facebook.

Separamos alguns links que contém dicas valiosas a este respeito:

 

Públicos Semelhantes

Use Públicos Semelhantes (look-a-like) para encontrar novos compradores em potencial, direcionando seus anúncios para pessoas semelhantes aos seus compradores atuais ou antigos.

No link abaixo, você encontrará instruções para começar a criar seus públicos semelhantes:

Dica: Ao escolher uma origem para o Público Semelhante, considere usar um grupo de mil a 50 mil dos melhores clientes com base no valor do vitalício, no valor da transação, no tamanho total do pedido ou no envolvimento.

 

Sobre a Análise dos Resultados em Facebook Ads

Depois de utilizar todas estas dicas para alcançar o público correto e obter mais assertividade nas suas campanhas, você pode (e deve!) analisar os resultados dos anúncios.

Isso pode ser feito por meio dos dados que o próprio Facebook fornece ,para saber se as campanhas alcançaram o objetivo estabelecido.

Porém, o tempo que se perde fazendo acompanhamentos manuais, analisando planilhas e montando relatórios de resultados, pode ser melhor investido em outras atividades para otimizar seus anúncios.

Neste sentido, o melhor é optar por ferramentas que otimizem o seu tempo, como o DashGoo, que gera relatórios profissionais de Facebook Ads e é a única do Brasil com integração também com Google AdWords.

Inclusive, neste mês, disponibilizamos uma nova funcionalidade: agora no DashGoo você consegue alterar o nível dos widgets de Ads para gerar relatórios de conta, campanha ou conjunto de anúncios, trazendo ainda mais comodidade e precisão na hora de analisar suas investidas em Ads.

Teste gratuitamente a ferramenta: https://dashgoo.com/relatorios

 

Para finalizar, separamos também alguns links de referência para você favoritar e ter sempre à mão:

 

A partir de objetivos bem definidos, você terá uma percepção muito mais assertiva do que é um bom desempenho em Facebook Ads.

É assim que você conseguirá planejar futuras ações de melhorias e não perderá tempo com estratégias baseadas em achismos ou métricas de vaidade.

Gostou das dicas? Comente para que possamos elaborar mais conteúdos para auxiliar você a fazer anúncios cada vez melhores e que tragam mais resultados para você e para seus clientes.

Até breve! 😉

Compartilhe:
Postado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *