Seu site está lento? Descubra com o Google Analytics!

Você sabe verificar se o seu site está lento? Pois você pode descobrir isso com o Google Analytics!

É sabido que se o seu site não estiver posicionando entre as 10 principais páginas orgânicas, você não aparecerá na primeira página no Google.

E sabemos também que a esmagadora maioria dos usuários do Google não clicará na segunda página, portanto, focar na velocidade da página também é primordial para ter um site funcional!

Um fatores mais importantes que afeta a experiência do usuário e o SEO é a velocidade do site.

O Google prioriza os sites que carregam mais rápido desde 2009. Separamos algumas estatísticas que apontam os problemas que um site lento pode trazer para ilustrar este cenário:

Estatísticas

  • 40% das pessoas abandonam sites que levam mais de 3 segundos para carregar;
  • 1 segundo de atraso no carregamento da página significa uma redução de 7% na taxa de conversão;
  • 52% dos compradores afirmar que a velocidade de carregamento do site é um dos fatores que determinam sua lealdade a um e-commerce;
  • A Amazon concluiu que apenas 100ms de melhora no carregamento, aumentam em 1% seu faturamento.

Assim, quanto mais veloz o site, maior sua taxa de conversão, maior são as suas chances de ser encontrado, maior o seu volume de acessos: e, consequentemente, maior tende a ser o seu lucro.

Seu site está lento? Descubra com o Google Analytics!

Identificando As Causas da Lentidão com o Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta que analisa grande parte do comportamento dos visitantes dentro de um site.

Ele consegue exibir uma quantidade enorme de dados sobre diversos aspectos dos usuários, como o tempo que ficaram em determinada página, uma média de quantas páginas são visualizadas por acesso e se o visitante entra em uma página e sai sem navegar em outras, por exemplo.

Através dele é possível também acompanhar a velocidade de carregamento de seu site em dias diferentes e o tempo que seu visitantes ficaram na página nestes dias.

Assim, é possível identificar facilmente se o seu site está sempre lento ou apenas em alguns dias da semana, indicando um possível problema de instabilidade em seu servidor.

Além disso, acompanhar o comportamento dos visitantes em sua página e a métrica “taxa de rejeição”, permitirá identificar o engajamento dos usuários com sua página antes e após executar os ajustes e melhorar sua performance.

À parte o fato de ser o mais usado, simples de instalar e gratuito, o Google Analytics é perfeito também porque, com ele, é possível saber coisas simples (mas importantes), como a estatística de onde estão os visitantes do seu site e qual sistema operacional eles usam, bem como coisas mais complexas, como analisar performance de campanhas mais específicas, fazer testes A/B em páginas e otimizá-las para conversão.

Se você não souber se tem o Google Analytics instalado no seu site, veja as instruções nesse site.
Para saber como inserir o Google Analytics no seu site, veja este tutorial.

Mas existem também outras boas ferramentas que permitem ter um diagnóstico rápido e gratuito, como o Google Page Speed Insights e o Pingdom Tools. Vamos conhecê-las, abaixo.

Usando o Google Page Speed Insights

O Google Analytics possui uma área chamada de “Velocidade do site” e, nessa área, é possível saber o tempo médio de carregamento de uma página do seu site ser totalmente exibida.

É no Google PageSpeed Insights que medimos o desempenho de um site tanto em dispositivos móveis quanto no desktop!

A pontuação do PageSpeed varia de zero a 100 pontos e uma pontuação de 85 ou superior, indica que a página tem um bom desempenho.

Acesse a aba de “Comportamento” e a seguir “Sugestões de velocidade”. Nela, vemos os seguintes itens:

  • URL da página;
  • Visualizações da Página (quantas vezes a página foi visualizada, mesmo que tenha sido pelo mesmo usuário);
  • Tempo de carregamento da página (quanto tempo o Google demorou para fazer o download total da sua página;
  • Quantas sugestões de melhorias a ferramenta do Google está indicando para seu site (ao clicar nesse número, você é redirecionado para uma nova aba com as sugestões para saber como tornar a experiência do seu site melhor para o usuário;
  • A nota que a Page Speed Test está dando para sua página. Se o resultado for igual ou maior que 85, significa que seu site tem um bom desempenho.

Google Analytics

Podemos também testar o nosso site para mobile separadamente. Para isso, você pode usar o Test My Site.

Basta inserir a url do seu site, pressionar enter e aguardar uns minutinhos (o Google levará alguns minutos para mostrar este relatório, mas ele te dará uma visão detalhada sobre o desempenho do seu site).

Usando o Pingdom Tools

Para saber se o seu site é mais lento ou mais rápido do que o de seus concorrentes, você pode utilizar a ferramenta ‘Pingdom Tools’.

Pingdom Tools Ferramenta

Com ela, é possível verificar a média de carregamento dos seus concorrentes!

Basta no campo digitar a URL de seu concorrente e depois clicar em ‘Test Now’. O Pingdom Tools informará uma média de carregamento e, assim, você terá números para comparar.

Se o seu site for rápido, você terá oportunidade de rankear melhor no Google, saindo na frente da concorrência. Mas se o seu site estiver mais lento que seus concorrentes, é algo em que se prestar atenção, já que, logicamente, isso significa que a experiência do usuário está melhor por lá.

E depois?

Depois de tudo isso, é muito importante acompanhar os resultados do seu site, mas lembre-se que essa análise deve ser feita para gerar alguma ação para melhorar o desempenho do site.

Caso nada seja melhorado, você estará apenas olhando para números que, sozinhos, não vão ajudar em nada.

É via analise dos dados que extraímos do Google Analytics que podemos descobrir como o site está performando, de onde vem o tráfego para o blog, quais artigos tiveram mais acesso e demais dados que precisam ser analisados.

No entanto, os gráficos, números e planilhas ainda costumam confundir profissionais e agências, principalmente na hora de transformar todos esses dados numa linguaguem que seus clientes entendam.

Para isso, considere o uso do DashGoo, uma ferramenta de relatórios para Google AdWords, Google Analytics, Facebook ADS, Facebook Insights, Youtube e outros.

Ela irá ajudar a reduzir a quantidade de tempo que você perde na coleta, organização dos dados e criação de relatórios 🙂

Crie sua conta grátis no DashGoo agora mesmo e confira.

Compartilhe:
Postado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *