Como Fazer um Planejamento de Redes Sociais Efetivo

Planejamento estratégico para redes sociais: como fazer?

Planejar é uma ação fundamental para qualquer área de uma empresa. Afinal, nenhuma decisão deve ser tomada sem que, antes, a equipe tenha definido os objetivos e avaliado os riscos envolvidos.

Dito isso, um planejamento estratégico para redes sociais não foge à regra, já que os canais de comunicação da marca são poderosas ferramentas para gerar vendas e credibilidade para o negócio no mercado. 

Por isso, mostraremos como o planejamento de mídias sociais é importante para o sucesso de uma boa gestão de marketing e como realizá-lo em sua empresa.

Continue acompanhando a leitura do post para saber mais!

A Importância do Planejamento Estratégico para Redes Sociais

Segundo pesquisas, há cerca de 3,5 bilhões de usuários ativos nas redes sociais. Isso é quase metade da população mundial. Em média, as pessoas têm 7,6 contas em redes sociais. Elas passam, em média, 142 minutos por dia navegando nesses canais de conteúdo.

Ou seja, estar presente neste meio tornou-se mais do que recomendado. Tornou-se essencial.

Mas desenvolver um planejamento de redes sociais não apenas ajuda a organização a explorar ao máximo o potencial de suas mídias, como também permite que você crie rotinas para a equipe de marketing, que influenciarão positivamente gerando: 

  • mais previsibilidade;
  • mais facilidade na execução dos projetos;
  • melhores resultados;
  • engajamento com o público;
  • percepção da marca em seu nicho de atuação no mercado;
  • fidelização da audiência;
  • agendamento prévio de posts.

 Entre outros benefícios fundamentais.

Como planejar estrategicamente?

Agora que você entende a importância de um planejamento estratégico para redes sociais, mostraremos as principais etapas para implementá-lo em seu negócio.

Faça um Diagnóstico Estratégico

Assim como todo planejamento estratégico, o primeiro passo é definir um norte. Muitas empresas cometem o erro de não utilizar seus canais de conteúdo com foco em um objetivo. Isso gera uma impressão constante de que nenhum esforço está proporcionando resultados. E, muitas vezes, uma visão distorcida que afeta os objetivos das redes sociais.

Mas para mudar essa realidade e obter números números satisfatórios, é preciso partir para o primeiro passo de um diagnóstico e definir o foco das redes sociais da empresa.

Esta parte é fundamental em todo o processo, pois guiará a leitura das métricas — que quando se tratam de redes sociais, geram dúvidas frequentes.

Existem diversas abordagens que podem pautar os objetivos de suas redes sociais, influenciando no tipo de conteúdo a ser produzido e na linguagem a ser utilizada. Entre elas, podemos citar:

  • vendas;
  • SAC;
  • presença da marca;
  • tráfego para o blog;
  • base de contatos para venda. 

Além de outros tópicos que podem ajudar sua equipe de marketing a pensar na realidade da marca para traçar o foco principal.

Escolha os Canais e Defina os KPIs

Nesta etapa é necessário estabelecer os objetivos de modo mais prático, escolhendo os canais que serão utilizados e medindo os resultados. Para isso, você deve saber mensurar se seus esforços estão possibilitando que os objetivos sejam alcançados.

É fundamental olhar para os números e saber interpretá-los. Portanto, use os KPIs adequados para cada objetivo.

Por exemplo, se a meta é aumentar a percepção da marca, algumas métricas que podem ser usadas são os números de menções do negócio nas redes sociais, o alcance das publicações e até mesmo o engajamento com a página.

Agora se a intenção é gerar vendas, o número de leads gerados pelos canais escolhidos pode ser um bom indicador. O cálculo do ROI também é um indicador estratégico importante. 

Acompanhar os resultados continuamente é o que ditará se seu planejamento para redes sociais está sendo bem-sucedido ou não. Isso fará uma grande diferença na hora de transformar seus canais em geradores de resultados.

Planeje os Conteúdos

Para ter uma marca ativa nas redes sociais, não basta produzir conteúdos em quantidade. É necessário objetivar qualidade e efetividade de maneira estratégica.

Com base no perfil do público-alvo, defina os aspectos que guiarão a produção das postagens da empresa.

Além disso, é necessário estabelecer:

  • uma frequência para cada canal;
  • os formatos (blog post, vídeos, e-books, social posts, notícias e atualizações do setor, postagens de usuários, etc;
  • ações para datas comemorativas ou outros eventos estratégicos para o negócio;
  • e, por fim, criar um calendário editorial para que a equipe responsável possa se guiar.

Produza e Programe

Depois de ter um planejamento estratégico para redes sociais estabelecido, é a hora de produzir e programar as postagens para cada canal.

Isso porque é muito mais fácil tomar a decisão sobre quais serão as peças criadas e seus respectivos briefings depois que todas as etapas anteriores forem realizadas.

Com conteúdos ricos, informativos e que se são capazes de se comunicar com o público, o próximo passo é programar as postagens nas redes sociais de acordo com os melhores dias e horários, com base nas preferências e no comportamento dos usuários da marca.

Acompanhe e Mensure os Resultados

Após postar os conteúdos, é imprescindível acompanhá-los constantemente, para que seja possível mensurar os resultados em tempo real.

Isso permite que você entenda como o público está se relacionando com sua marca e se as estratégias adotadas estão alcançando os objetivos desejados.

Revisite os tópicos e faça reajustes, se necessário. Trata-se da melhor forma de encontrar as fraquezas da estratégia e até mesmo entender a efetividade dos KPIs.

Hoje, com os avanços da tecnologia você já consegue encontrar ferramentas para gerar relatórios de resultados, como o DashGoo. 

Como você pôde conferir, um planejamento estratégico para redes sociais não consiste apenas em produzir uma grande quantidade posts.

É preciso definir o objetivo, escolher as mídias que se comuniquem mais adequadamente com perfil de seus usuários, utilizar KPIs para mensurar cada resultado obtido e acompanhar constantemente o comportamento de suas publicações.

Este artigo foi desenvolvido pelo Scopi: o software para criar e executar o seu planejamento estratégico, uma empresa de tecnologia B2B cuja solução reúne canvas de modelo de negócios, diagnósticos, definição de objetivos, gestão de indicadores, projetos, processos e outras funcionalidades em um só lugar.

 

Compartilhe:
Postado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *