Passo a Passo — Como Fazer um Relatório de Resultados

Passo a Passo — Como Fazer um Relatório de Resultados

Compartilhe esse artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Saber como fazer um relatório pode parecer uma tarefa complicada para muitas pessoas. Entretanto, com algumas dicas e até mesmo com auxílio de ferramentas, esse processo se torna muito simples e prático.
Vale lembrar que para produzir uma boa apresentação de resultados não basta jogar um monte de dados desordenadamente. É preciso saber organizar essas informações. Para te ajudar, abaixo, criamos um passo a passo. Confira:

1. Para quem é o relatório?

Você sabia que assim como uma campanha de marketing, ao criar um relatório também é preciso identificar seu público-alvo?

Lembre-se que nem todos os dados interessam a determinado departamento ou funcionário que irá acompanhar a apresentação. Por isso, sempre leve em consideração quem irá ler o conteúdo para que ele seja realmente interessante.

2. O que é realmente importante para seu público?

Temos a tendência de querer usar todos os dados do Google Analytics (ou outro sistema de análise de dados) ao apresentar resultados de estratégias digitais.

Por isso, a dica de ouro de como fazer um relatório eficiente é considerar o que seu público realmente quer e precisa saber. Pense em quais informações são relevantes para quem vai receber o conteúdo.

3. O que você precisa mostrar?

Além de adicionar informações que seu público quer saber, também é necessário levar em consideração o que você precisa apresentar. Quais métricas podem ser mostradas para o cliente e que valorizam o seu trabalho? O que evidencia os bons resultados conquistados com estratégias de marketing?

Vale destacar que ao criar um relatório, lembre-se que é preciso ser o mais objetivo e direto possível, também é fundamental que seja de simples entendimento. Gráficos e imagens são de grande ajuda.

4. Os dados contribuem para a tomada de decisão?

Por fim, para ter certeza de que seu relatório é realmente bom e eficiente, analise se o documento contribui para a tomada de decisão da empresa.

Lembre-se também identificar quais decisões você quer ajudar seu cliente a tomar. Ter isso claro e, até mesmo objetivado no relatório, pode ser de grande valia para a criação dele.

Como fazer um relatório eficiente de forma prática?

Depois de identificar as informações que devem constar em sua apresentação de resultados, é importante saber como criar um relatório de forma rápida e prática. Para isso, você pode contar com o DashGoo.

Com a ferramenta mais completa de automatização de relatórios de marketing digital do Brasil, você pode criar relatórios personalizados e de fácil entendimento em segundos. Maior praticidade, produtividade e agilidade para seu dia a dia.

Quer conhecer como o DashGoo funciona na prática? Crie sua conta grátis e faça um teste sem compromisso, por 14 dias!

Você perde muito tempo com relatórios e planilhas?

Gere relatórios de marketing digital 100% personalizados em segundos, não horas!

Experimente gratuitamente por 14 dias sem compromisso e sem surpresas.
teste grátis

Mais para explorar