O Que é Omnichannel e Por Que Essa Estratégia Pode Salvar E-Commerces?

O Que é Omnichannel e Por Que Essa Estratégia Pode Salvar E-Commerces?

Compartilhe esse artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Apesar do nome hi-tech, omnichannel é uma estratégia intuitiva que visa simplificar a vida do consumidor quando aplicada ao e-commerce. Já as organizações usam o método de conteúdo multicanal para aprimorar a experiência do cliente.

No decorrer do artigo, você vai conhecer mais sobre esse conceito e compreender a importância de aplicá-lo em seu negócio!

Afinal, o que é Omnichannel?

Na tradução literal para o português, omni significa todos, enquanto channel pode ser traduzido como canal. Ou seja, “todos os canais”.

A estratégia omnichannel se baseia no gerenciamento integrado de diferentes canais de uma empresa. Associado às vendas, permite que o consumidor faça uso de diferentes canais simultaneamente, proporcionando uma experiência exclusiva e agradável. Características que podem ser determinantes para alavancar e-commerces.

Vamos imaginar uma loja de roupas, física e virtual. No atual desenvolvimento tecnológico, além de qualidade e bons preços, clientes buscam praticidade e comodidade em sua experiência.

Ao utilizar essa estratégia, o cliente, dentro da loja física, consegue utilizar o aplicativo da marca para verificar a disponibilidade do produto que deseja. Caso esteja disponível, poderá realizar o pedido com um dos vendedores da loja.

Entretanto, se constatar disponibilidade apenas em outra unidade de loja, ele poderá efetuar a compra e optar por receber o produto em casa.

Outro exemplo, já bastante difundido em e-commerces, é a possibilidade de trocar peças de roupas adquiridas on-line em lojas físicas.

Viu só como todos os canais de venda e de comunicação estão interligados de forma simultânea? O resultado será uma experiência de compra assistida e muito mais satisfatória.

Benefícios de aplicar essa estratégia em e-commerces

A evolução da tecnologia e a constante digitalização dos processos de venda, atualmente reforçada pelo isolamento social da era pós-pandemia, influencia fortemente no comportamento dos consumidores, bem como em sua interação com as empresas.

Nesse cenário, o omnichannel é o método ideal para interligar o comportamento atual dos consumidores com a tecnologia. Quando aplicado ao e-commerce, essa estratégia possibilita ganhos significativos nas vendas ao permitir que o consumidor utilize diferentes canais de maneira transparente e intuitiva, proporcionando uma experiência ao usuário exclusiva.

Por isso, ao investir nessa estratégia, as marcas terão mais chances de:

👉 melhorar os serviços oferecidos;
👉 alavancar as vendas;
👉 fidelizar clientes;
👉 melhorar a imagem da marca;
👉 se diferenciar dos concorrentes.

Gostou de descobrir o que é omnichannel  a importância para e-commerces? Agora você já pode oferecer essa estratégia para seus clientes! Aproveite também para conferir outros conteúdos no blog da Dashgoo.

Mais para explorar