O que é, de fato, o Marketing Holístico?
Geralmente, já estamos habituados a ver a palavra “holístico” associada ou ao pensamento filosófico, ou então à medicina.
“Holístico” vem de “holismo”, cujo significado, segundo os dicionários é:
“Abordagem, no campo das ciências humanas e naturais, que prioriza o entendimento integral dos fenômenos, em oposição ao procedimento analítico em que seus componentes são tomados isoladamente.”
Ou seja, a análise do todo em detrimento do fenômeno isolado.
Basicamente, e como o termo nos sugere, o Marketing Holístico é uma estratégia que considera um negócio como um todo — e não em suas partes.
Ele visa unificar diferentes processos, atividades e demandas do Marketing, em uma abordagem 360º dos setores da empresa.
Em outras palavras: a execução sincrônica de um negócio. Desta forma, no Marketing Holístico, todos os departamentos atuam juntos. Isso com o objetivo de gerar uma ideia positiva e homogênea na cabeça dos consumidores.
E, com isso, garante-se que os consumidores escolham o produto ou serviço da empresa em questão, em detrimento do da concorrência.
Abaixo, explicaremos os principais conceitos do Marketing Holístico e como aplicá-lo.
Como Aplicar o Marketing Holístico
Segundo os principais teóricos do Marketing Digital, são 4 os principais pilares de aplicação do Marketing Holístico, os quais introduzimos de forma resumida, abaixo:
1. Primeiro Pilar – Marketing Integrado
Para que o Marketing integrado seja efetivo e cumpra com o seu papel, os 4 Ps do mix de marketing — produto, preço, praça e promoção — deverão atuar de forma sincronizada para passar a mensagem certa ao consumidor.
Quando esses itens estão em equilíbrio, se torna muito mais fácil cativar e exercer influência sobre o seu público-alvo.
Independentemente de ser via marketing tradicional ou digital , muitas ferramentas podem ser utilizadas, como e-mail marketing, sites/blogs, redes sociais, televisão, rádio, impresso etc.
É imprescindível, de acordo com o marketing holístico, que a mensagem transmitida em cada uma dessas ferramentas seja unificada, verdadeira e condizente com a imagem e valores da empresa.
2. Segundo Pilar – Marketing de Relacionamento
O Marketing de Relacionamento pode ser definido como a soma de todas as atitudes adotadas pela empresa que visam criar e conservar um relacionamento positivo com os clientes, a fim de fidelizá-los.
Em suma, o objetivo é deixar claro para o cliente que ele é importante para o negócio e que, ao optar por ele, estará sendo beneficiado.
Muitas práticas podem ser empregadas para tornar o público-alvo fã de uma empresa, dentre elas:
- oferecer bonificações e a possibilidade de plano fidelidade;
- prestar um atendimento de qualidade ao cliente;
- fazer pesquisas de satisfação sobre produtos e serviços;
- enviar ofertas de produtos do interesse do cliente;
- mandar mensagens em datas especiais.
Vale ressaltar que, além do cliente, o Marketing Holístico deve contemplar também os funcionários, fornecedores, bem como quaisquer pessoas que tenham contato direto ou indireto com o negócio.
3. Terceiro Pilar – Marketing de Performance
Se você quer se certificar de que suas ações e estratégias de marketing estão trazendo o retorno esperado, então o Marketing de Performance é a resposta.
Isso porque é através dele que você fará o monitoramento de todas as atividades realizadas pelo seu empreendimento do seu cliente e, assim, entenderá qual está sendo o retorno por parte do público.
A partir da análise das métricas certas, é possível ter noção tanto sobre o retorno financeiro — só pra exemplificar: o ROI — quanto não financeiro — como a satisfação do consumidor, por exemplo.
Ao conhecer esses dados, torna-se possível justificar todos os investimentos feitos em marketing, o que deve continuar sendo feito, bem como o que deve mudar ou ser eliminado do cronograma.
4. Quarto Pilar – Marketing Interno
O Marketing Interno (ou Endomarketing) é realizado tendo em vista o público interno da empresa — ou seja, seus funcionários.
No intuito de elevar o grau de satisfação e a sensação de reconhecimento pela empresa, no marketing interno são implementadas ações que ofereçam benefícios e a infraestrutura adequada para o exercício das funções, motivando e treinando o colaborador.
Isso porque um funcionário satisfeito tende a se esforçar para prestar um serviço de qualidade — além de dominar todas as informações necessárias a serem passadas ao cliente.
Segundo o Marketing Holístico, ao adotar o Marketing Interno, você colherá frutos como:
- retenção de talentos;
- redução da taxa de turnover;
- maior conexão entre funcionário e empresa;
- mais qualidade na comunicação interna;
- aumento das vendas;
- alinhamento nos valores e cultura da empresa.
Quando o Marketing Holístico é adotado em uma empresa, setores como vendas, marketing, financeiro e RH passam a atuar de maneira conjunta.
Essa abordagem reconhece amplitude das decisões em marketing e mostra a importância de manter uma harmonia entre os envolvidos.
Desta maneira, cada um contribui com suas especificidades para melhorar a performance da empresa.
Para Finalizar
Se os clientes que você atende ainda não utilizam uma abordagem holística em suas empresas, comece aos poucos. O motivo é simples: você não vai conseguir reinventar toda uma cultura organizacional sozinho.
O Marketing Holístico, como vimos, vai além do marketing em si.
Proponha que eles se coloquem no lugar de seus usuários e tentem entender a jornada que eles percorrem até o cliente, passando por você, o profissional de marketing.
Enquanto isso, tente responder a estas perguntas:
- Como os clientes estão comprando os produtos e serviços?
- Será que eles começam realizando pesquisas no site?
- Ou então pesquisam mais sobre os produtos e serviços antes de solicitar auxílio?
- E as páginas certas de site, elas aparecem quando eles realizam uma busca no Google?
Faça-se uma pergunta de cada vez e ajuste, enquanto isso, a mentalidade do seus clientes para esta abordagem integrada e mais assertiva de marketing digital.
Se você se interessou por esta leitura, poderá gostar também saber quais são as principais tendência para o marketing digital para 2020.
Aproveite também para fazer seu teste gratuito, por 14 dias, em nossa ferramenta de relatórios personalizados e automáticos. Basta clicar aqui e aproveitar!
Até a próxima semana!