Todas as coleções
Ajuda com a DashGoo?
Dúvidas Gerais
Meus dados de Pixel do Facebook ADS estão zerados
Meus dados de Pixel do Facebook ADS estão zerados

A forma de processar dados de Pixel mudou, saiba todo o contexto e como se adaptar às novas regras para continuar exportando seus relatórios

Fernando Vital avatar
Escrito por Fernando Vital
Atualizado há mais de uma semana

Desde abril de 2021, buscando já se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), a Apple começou a aplicar o App Tracking Transparency (ATT) no iOS14.5. De forma prática, esse novo recurso de privacidade faz com que pedidos de permissão sejam enviados aos usuários para que aplicativos possam manter a dinâmica de rastreamento. As pessoas passaram a ser avisadas quando os apps instalados em seus smartphones acessavam algum tipo de informação. O sistema também passou a exigir o consentimento dos usuários sobre o rastreamento de dados.

Esse processo acabou afetando diretamente os insumos necessários para segmentar anúncios, principalmente no Facebook, o que acabou refletindo nos dados de pixel já que esse tipo de métrica realiza o rastreamento do comportamento dos visitantes que chegam através dos anúncios do Facebook. Então esse monitoramento pode ou não ser permitido.

Por conta disso, a forma de captura e disponibilização desse tipo de informação foi modificada pelo Facebook em 2022, e todo esse processo acabou interferindo em como ele manda para as plataformas externas (como a Dashgoo) alguns tipos de dados, já que agora estamos falando de autorizações adicionais, que precisam ser dadas pelo próprio usuário, principalmente relacionadas a pixel.

Neste artigo aqui do próprio Facebook você pode ter informações mais detalhadas sobre essa atualização e quais são as recomendações de configuração de eventos e de como lidar com as alterações. Para te ajudar, listamos o que é necessário logo abaixo.

Configurações essenciais que você precisa avaliar na sua conta do Facebook, para que os dados de pixel voltem a aparecer nos relatórios da Dashgoo:

1. Conclua a verificação de domínio.

O Facebook recomenda que todas as empresas verifiquem os seus domínios. No entanto, é importante priorizar a verificação dos domínios caso eles tenham várias contas de anúncios comerciais ou pessoais proprietárias de pixels. A verificação de domínio não é um processo novo. As empresas podem conclui-la no Gerenciador de Negócios. A principal diferença é que a verificação de domínio precisa ser realizada no seu domínio primário, também conhecido como domínio de nível superior efetivo mais um (eTLD+1). Porém, o restante do processo continua o mesmo.

Se você utiliza caminhos de URL (por exemplo, minhaplataforma.com/jasper) ou domínios eTLD+2 (por exemplo, abc.jasper.minhaplataforma.com), essa opção não se aplica. Os recursos que desenvolvidos pelo Facebook atualmente oferecem suporte para eTLDs ou domínios já registrados no Catálogo de nomes. Essas e outras particularidades estão melhor desenvolvidas no artigo do próprio Facebook.

2. Planeje-se para o limite de oito eventos de conversão por domínio.

A Mensuração de Eventos Agregados permite que cada domínio primário tenha até oito eventos de conversão que podem ser priorizados para relatórios de Mensuração de Eventos Agregados por empresa. No momento, somente eventos priorizados podem usar dados de Mensuração de Eventos Agregados para ajudar a melhorar a otimização de conversão. Se você otimizar os seus anúncios para eventos não priorizados, eles não serão veiculados nem relatarão as conversões de pessoas que desativaram a ATT nos aplicativos do Facebook e do Instagram em dispositivos iOS 14.5 ou posteriores. Você pode escolher os oito eventos de conversão por domínio primário nas configurações de eventos da web, no Gerenciador de Eventos. Saiba mais sobre a Mensuração de Eventos Agregados.

3. Configuração inicial e como alterá-la.

Inicialmente, o Facebook configurará os eventos de conversão no site que achar mais relevantes para a sua empresa, com base na sua atividade. Todos os demais eventos podem ser usados para otimização de campanha, mas terão limitações de veiculação e relatórios. Saiba mais sobre otimização para eventos não priorizados.

Você poderá editar a sua seleção de eventos de conversão no Gerenciador de Eventos do Facebook. Recomendamos que você identifique os oito eventos de conversão mais importantes para os resultados essenciais da sua empresa e avalie se é necessário realizar alterações na sua estratégia de campanha ou de mensuração.

4. Selecione um único domínio para o rastreamento de conversão no nível do anúncio.

O Facebook pode mensurar as conversões que acontecem no domínio do site selecionado por você. Em alguns cenários, também mensuradas conversões de outros domínios do site. Saiba mais sobre quando se pode mensurar as conversões no site processadas por meio da Mensuração de Eventos Agregados.

5. Se você já configurou o pixel usando tags IMG ou planeja fazer isso, é recomendado seguir a documentação do desenvolvedor.

Visite Facebook for Developers para mais informações.

Realizando as configurações necessárias acima, você conseguirá exportar está métrica em nossa plataforma.

Respondeu à sua pergunta?