Oficialmente o Instagram não fornece dados históricos de determinadas métricas. Número de seguidores, por exemplo, não são acompanhados pelo Instagram e, portanto, não é possível consultar dados históricos referente a essa métrica. O Instagram fornece apenas o número de seguidores do dia atual.

Como faço para ter o histórico do número de seguidores?

Para atender essa necessidade criamos uma ferramenta que coleta diariamente os valores direto de sua conta do Instagram e grava em seu usuário do DashGoo. Assim é possível gerar um histórico que poderá ser utilizado em relatórios futuros. O mesmo vale para a métrica “seguindo”.

O histórico de seguidores será arquivado a partir do momento que sua conta for adicionada no DashGoo, ou seja, se você adicionou a conta do Instagram no dia 20/07/2017 no DashGoo, você terá o número de seguidores somente do dia 21 em diante. Se você tentar gerar um relatório com dados anteriores a esse período, o número de seguidores não será apresentado ou estará com o valor igual a “0”.

Gráfico com a métrica “Seguidores” gerado com um período anterior à vinculação da conta no DashGoo. No exemplo, o dia 12/07 foi o dia que a conta foi vinculada ao DashGoo o que permitiu já ter valor para o dia seguinte.

 

Uma dica então é utilizar a métrica de “número de seguidores” em seus relatórios somente quando você já tiver dados históricos coletados no DashGoo. Quanto mais tempo sua conta estiver vinculada ao DashGoo mais completo será o seu histórico.

A métrica “Taxa de engajamento” também terá o mesmo comportamento por ser uma métrica que depende do número de seguidores.

Taxa de engajamento = (curtidas + comentários) / seguidores

 

Publicações e #hashtags

Estarão disponíveis as informações (insights) dos últimos 495 posts de cada conta adicionada. Dependendo da quantidade de publicações diárias, o período de análise de um relatório poderá ser de vários meses anteriores.

 

Outros dados

O Instagram não fornece oficialmente através de sua API oficial dados sobre gênero, localização entre outras informações. Plataformas e ferramentas que oferecem esses dados trabalham com estimativas não oficiais e em boa parte das vezes com valores discrepantes dos valores reais, se estes fossem fornecidos.

O DashGoo trabalha apenas com dados oficiais e por isso exibe apenas os dados fornecidos pelo próprio Instagram. DashGoo é certificado pelo Instagram e não trabalha com dados fornecidos por terceiros.

Futuramente o Instagram irá disponibilizar oficialmente novos dados através de sua nova API do Instagram for Business.

Veja também: Divergência de dados no Instagram