Todas as coleções
Ajuda com a DashGoo?
Widgets
Como alterar o nível de análise nos widgets de anúncio
Como alterar o nível de análise nos widgets de anúncio

Saiba como analisar apenas campanhas ou conjuntos de anúncios específicos em seus relatórios de Facebook ADS e Google ADS

Fernando Vital avatar
Escrito por Fernando Vital
Atualizado há mais de uma semana

Os widgets de Google ADS e Facebook ADS nos relatórios, dashboards e apresentações possuem por padrão o nível CONTA, ou seja, os dados apresentados serão sempre de toda a conta de anúncios.

Se você precisar exibir dados com outro tipo de nível ou detalhamento, você pode alterar o nível do widget para apresentar somente os dados de uma campanha ou de um grupo de anúncios específico.

É possível, por exemplo, exibir só os principais anúncios de uma determinada campanha, listar o tipo de dispositivo usado em um grupo de anúncios específico, visualizar em um gráfico quais cidades tiveram mais conversões em uma determinada campanha e até ter uma Visão Geral (widget de Visão Geral) com as KPIs de uma só campanha.

Exemplo de gráfico de coluna com as conversões de uma campanha específica

Como alterar o nível do widget?

Para mudar o nível do widget você vai precisar editá-lo clicando no lápis no canto superior direito do widget:

No campo Nível selecione um nível diferente de Conta, caso deseje apresentar dados diferentes do nível Conta (nível padrão):

Neste campo você poderá selecionar um dos seguintes níveis:

  • Conta – Nível padrão (default) que irá apresentar os dados de toda a conta.

  • Campanhas – Irá apresentar os dados de uma ou mais campanhas específicas.

  • Grupos (ou conjuntos) de anúncios – Irá apresentar os dados de um ou mais grupos de anúncios específicos.

Ao selecionar um nível diferente abaixo de Conta, você deve selecionar no campo ao lado qual campanha ou grupo de anúncios deseja exibir:

Uma dica caso tenha muitas campanhas ou grupos é utilizar sempre o campo de busca para pesquisar pelo nome:

Clique no botão SALVAR para atualizar os dados do widget e pronto.

Templates x Nível

O nível só pode ser editado diretamente nos relatórios, dashboards e apresentações devido à necessidade de estar associado a uma conta de anúncios específica. Não é possível salvar um nível diferente de Conta nos templates. Caso seja criado um template com níveis diferentes, eles serão alterados para o nível Conta. Ao criar um novo relatório, todos os widgets estarão por padrão no nível Conta.

Nível múltiplo

É possível selecionar também 2 ou mais campanhas ou grupos de anúncios no mesmo widget. Isso é importante quando você precisa, por exemplo, exibir os dados de somente 3 campanhas específicas e deixar as outras de fora. Nesse caso, no entanto, métricas que trazem o custo por algum fator (Custo por Cadastros, por exemplo) ou a média de algum dado podem mostrar divergências, uma vez que a quantidade de campanhas selecionadas afeta o resultado final.

Nomes das campanhas e grupos de anúncios

É importante manter os gerenciadores de anúncios (Google e Facebook) com os nomes organizados para que possa ser fácil localizar a campanha ou grupo que precisa. No caso do Facebook em especial, uma dica é sempre editar os nomes das campanhas e grupos de anúncios, caso sejam criadas automaticamente no gerenciador.

Clientes em uma só conta de anúncios

Para quem possui vários clientes em uma mesma conta de anúncios do Facebook ADS, procure salvar os anúncios do mesmo cliente sempre em uma campanha ou grupo de anúncios específico, pois só dessa forma será possível separar cada cliente utilizando o recurso de Nível do widget. Para facilitar sua gestão, você pode nomear o nome da Campanha com o nome do cliente, por exemplo.

Mas é importante frisar que o Facebook recomenda que cada cliente tenha sua própria conta de anúncios no Gerenciador do Facebook.

Outras informações

O nível só pode ser alterado em widgets de contas de anúncios (ADS).

Depois que você selecionou um nível e salvou, só será possível listar novamente as campanhas alterando o nível para outro e em seguida voltando ao que pretende, para que possa novamente carregar as opções dentro do campo.

Algumas combinações podem ser incompatíveis, como por exemplo selecionar o nível de um grupo de anúncios e a métrica valor de Parcela de impressões (orçamento). Neste caso, o widget pode ficar zerado ou exibir a seguinte mensagem:

O mesmo acontece quando a campanha ou grupo de anúncios realmente não possui dados para este período.

Respondeu à sua pergunta?