O Agendamento permite que você possa automatizar o envio de seus relatórios na frequência que você definir. Os relatórios são enviados com as informações atualizadas automaticamente sem que haja necessidade de editá-los a cada período.

Você pode enviá-los automaticamente todas as segundas, terças ou quarta-feiras (semanalmente) ou uma vez ao mês (mensalmente) escolhendo o dia 01, 05 ou 10.

O relatório será enviado com o intervalo de tempo (período dos dados) contado a partir da data de envio.

Exemplo: Se o relatório for enviado no dia 01/01/2017 com o período selecionado “Último mês”, o intervalo de tempo dos dados no relatório será do dia 01/12/2016 a 31/12/2016. Os dados são atualizados sempre que um novo agendamento ocorrer.

Você não precisa editar os dados e os períodos em relatórios agendados.
Os valores são ajustados automaticamente.

 

Como agendar?

Depois que você concluiu seu relatório, você pode agendar seu envio recorrente clicando no botão “Agendar Relatório” localizado no topo da tela de edição.

  • Informe o assunto do email.
  • Edite a mensagem ou utilize o padrão.
  • Marque ou não a opção “Inserir assinatura…” Para atualizar ou cadastrar sua assinatura clique aqui.
  • Selecione a frequência do envio (semanal, mensal) e o período dos dados.
  • Clique em Salvar e pronto.

Opcionalmente você pode colocar uma data de início e uma data final para o agendamento estar ativo. Para isso selecione uma data inicial e final nos campos:

O agendamento será cancelado automaticamente no dia seguinte da data final configurada.

 

Editando um agendamento

Você poderá editar ou cancelar o agendamento sempre que precisar. Para editar um relatório já agendado clique no botão Editar Agendamento:

O agendamento fica ativo até você cancelá-lo.

 

Relatório agendado

Depois de agendado os relatórios passam a ser identificados assim na listagem:

 

Sobre os dados no agendamento e no app

O agendamento roda independente da ferramenta web. No app vai aparecer sempre o último relatório que você salvou com o período que foi salvo na última vez. No caso este que aparece na tela quando você visualiza ele.

Já no agendamento ele roda com outro período e atualiza sempre em um novo período que é o que será enviado por email.

Não importa o período que você deixar salvo no app. O agendamento vai rodar independente no período dele mesmo.

Você pode alterar no app o relatório com o período que quiser que isso não vai influenciar no agendamento.

 

Recomendação: Antes de programar o envio faça o download de um PDF e verifique se está tudo certo com o layout e configurações escolhidas, pois os relatórios agendados serão enviados utilizando a mesma estrutura e definição do relatório que você montou. Se tiver algum problema corrija antes de fazer o agendamento.

Seu relatório será enviado sempre na frequência definida. É importante abrir de vez em quando seus relatórios agendados para constatar que está tudo certo com a coleta dos dados pois podem ocorrer problemas com a conexão aos provedores das fontes de dados (Google AdWords, Google Analytics, Facebook…).

ATENÇÃO: Para os relatórios agendados evite adicionar muitos widgets pois alguns provedores, como o Facebook por exemplo, exigem um determinado tempo limite de conexão. Com isso na hora de gerar o relatório, caso ele tenha muitos widgets, alguns poderão ficar sem dados.
Veja também: > Problemas com relatórios agendados

 

Para quem pesquisou também por: agendando um relatório, como programar um relatório, enviando um relatório, automatizar um relatório, cancelar agendamento, cancelar automatização, como agendar um relatório, enviar por email, programando um relatório, enviar relatório para o cliente.