Crise Coronavírus: Como comunicação e relatórios podem salvar sua agência

Compartilhe esse artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Já se perguntou qual a importância dos relatórios e comunicação com clientes durante a crise coronavírus?

Certamente, a comunicação clara e aberta com os clientes sempre foi um diferencial para agências e profissionais de marketing.

Neste momento, em que estamos vivendo às portas de vivenciar uma crise sem precedentes, essa necessidade só se torna mais evidente.

Ao passo que aumentam os casos de coronavírus (COVID-19), os governos vêm tomando medidas para impedir a disseminação, os efeitos financeiros nos Estados, organizações e comunidade em geral.

Com isso, o impacto na nossa economia (e nos negócios dos seus clientes) é inevitável.

Continue a leitura para conhecer algumas das idéias de ações, obtidas dos principais sites de notícias, feedback dos profissionais de marketing compartilhados via grupos de mídia social e da Equipe DashGoo.

O Que a Crise Coronavírus Significa para Profissionais e Agências de Marketing?

Para empresas de pequeno, médio e até grande porte sobreviverem, é preciso que mudemos a maneira como pensamos e conduzimos o marketing.

Nesse cenário, faz-se necessário que os profissionais de marketing sejam flexíveis, adaptáveis e, em especial: proativos.

Por isso, a comunicação com clientes, para melhorar os relacionamentos, gerar confiança e construir parcerias, nunca foi tão importante.

Mas de que maneira podemos melhorar, efetivamente, a comunicação com os clientes durante a crise?

É isso que vamos responder logo abaixo.

Comunicação Interna Durante a Crise Coronavírus

Se sua equipe nunca tinha trabalhado remotamente antes, então esse jogo muito provavelmente já mudou.

Nesse sentido, a questão é: que desafios essa nova realidade nos trouxe e o que podemos fazer para enfrentá-los?

Resumidamente, temos que fazer o melhor para permanecer conectado com outros membros da equipe, não apenas pela saúde de nossos negócios, mas também pela saúde mental.

Isso porque conectar-se com colegas nos lembra que estamos juntos nisso.

Como podemos ver, não é somente sobre os clientes: equipe que não está bem, não atende bem, e não encontra soluções para os problemas dos clientes.

Para isto, muitas empresas estão adotando ferramentas de mensagens de texto como o WhatsApp, para manter-se conectado diariamente.

Mas, também, não descarte a ideia de deixá-los ver rostos familiares, utilizando em plataformas como o Google Hangouts, Skype ou o Zoom: isso pode reenergizar gestores e equipes.

A ideia é: use métodos de comunicação mais interativos, além do e-mail e dos gestores de tarefas.

Mantendo a Produtividade Sem Perder a Flexibilidade

No momento atual e nos dias que estão por vir, você deve preparar-se para a possibilidade de ter clientes que precisam fechar suas portas e/ou pausar os gastos com marketing.

Ou, ainda, que estão prontos para realmente aumentar as vendas devido à natureza de seus negócios.

Alguns clientes precisarão de mais do seu tempo do que antes, para testar novas estratégias de marketing para recuperar o sucesso anterior.

Assim, pode ser necessário repensar e reorganizar o gerenciamento de clientes e campanhas para atender a essas necessidades, concentrar mais recursos em algumas contas para lidar com a demanda.

Inclusive, com isto, podemos esperar por mudanças na maneira de gerenciar e otimizar as campanhas.

Por exemplo: poderá ser necessário desativar o lance automático e adotar o lance manual, a fim de ter mais controle dos gastos.

Sobretudo, ser capaz de compartilhar facilmente os resultados das campanhas dos clientes será fundamental.

Com intuito de garantir o gerenciamento adequado e evitar falhas de comunicação com as equipes remotas, a criação de fluxos de trabalho e checklists serão importantes para manter o time focado nas tarefas de cada projeto.

Encontrando Oportunidades Durante a Crise Coronavírus

Se você estiver percebendo uma queda no tempo necessário nas atividades diárias, então talvez seja hora de se concentrar em projetos que estiveram em segundo plano até hoje.

Ou, talvez, seja hora de revisar o site ou procurar maneiras de digitalizar estratégias de vendas.

Inclusive, Bernard Marr, colaborador da Forbes, destacou recentemente como as empresas podem e precisam repensar suas estratégias digitais nos próximos meses, adaptando-se não apenas à sobrevivência da pandemia, mas a prosperar apesar disso.

Retendo Contratos Durante a Crise

Visto que agora os profissionais estão sendo forçados a se concentrarem em se comunicar com seus clientes (e possíveis clientes) digitalmente, e não mais pessoalmente, esta é uma oportunidade de avaliar e melhorar o relacionamento com os mesmos.

Eles têm preocupações, por isso, atue como parceiro deles. Deixe que eles sintam que você está na retaguarda, que você superará a crise juntamente com eles.

Sobretudo, seu principal objetivo deve ser ajudá-los a sobreviver e prosperar nesses tempos difíceis.

E isso ajudará a criar confiança e, logo, reter seus contratos.

De fato, de acordo com a Harvard Business School, aumentar sua taxa de retenção em até 5% pode potencialmente aumentar os lucros em até 95%.

Abaixo, você verá algumas idéias para se comunicar efetivamente com seus clientes durante a crise coronavírus e como isso o ajudará a criar confiança, lealdade e retenção.

Envolvendo-se de Modo Frequente e Proativo

Por meio de interações regulares, você abordará suas preocupações, e assim poderá colaborar com idéias para otimizar esforços. Com isso, se tornará um parceiro indispensável para enfrentar a tempestade que é crise coronavírus.

Para interagir pessoalmente com seus clientes através de vários canais, você pode utilizar algumas das ferramentas abaixo.

Use o Calendly para agendar compromissos regulares e, em vez de sempre confiar no telefone, torne-o mais pessoal e veja com quem você está falando usando o Google Hangouts ou o Zoom para videochamadas.

Um dos métodos mais importantes de comunicação, chave para criar confiança e retenção, é o relatório sobre o desempenho da campanha de marketing.

Cabe a você liderar e tranquilizar seus clientes, transmitindo calma e racionalidade – e os relatórios dos clientes ajudarão você a fazer isso.

Ferramentas como o DashGoo facilitam a configuração e automatizam os relatórios de seus clientes para serem compartilhados automaticamente.

Os relatórios personalizados e os dashboards serão a base para a interação com seu cliente, fornecendo a eles as informações necessárias para que juntos possam tomar decisões estratégicas mais assertivas.

Nesse sentido, esse outro artigo também pode auxiliar esta compreensão.

Entendendo a Importância dos Relatórios na Crise Coronavírus

Precisamos adaptar e reaprender o que faz uma campanha de marketing performar bem.

E, também, precisamos proteger nossos clientes, sem deixá-los tomar decisões precipitadas devido ao pânico.

Embora o cenário seja de fato delicado, eles podem estar ignorando oportunidades em potencial, como construir uma presença online mais forte, por exemplo.

Portanto, cuide de seus clientes agendando relatórios regularmente, garantindo com isso que eles entendam os dados e as decisões que são tomadas a partir deles.

Com uma plataforma como o DashGoo, você pode definir metas e monitorar KPIs, permitindo que você e seu cliente acompanhem e comparem desempenhos.

Decida se as alterações da campanha são necessárias, em quais campanhas focar, para onde direcionar a verba para melhorar o ROI.

Nestes dias de incerteza, é importante revisar o progresso da campanha diariamente, algo que os dashboards do DashGoo tornam fácil e acessível.

Utilizando Boas Práticas de Comunicação com o Cliente

Comunique-se de forma transparente com seus clientes, os maiores e os menores.

Use relatório agendados, para manter a consistência e a qualidade da sua comunicação, aumentando o reconhecimento da marca e criando mais confiança.

Geralmente, em relatórios, menos é mais. Por isso, inclua apenas os KPIs e métricas em seus relatórios de que seus clientes precisam para gerenciar seus negócios.

Este outro artigo pode auxiliar a compreensão desta etapa.

O contato mais pessoal, mesmo que não seja pessoalmente, será essencial para avançar no fortalecimento das relações comerciais e na consolidação de uma parceria duradoura.

Dando Continuidade à Comunicação e Parceria

É claro que a crise coronavírus continuará impactando as empresas de inúmeras maneiras nos próximos meses.

Portanto, manter a comunicação aberta, transparente e pró-ativa ajudará muito a construir confiança e relacionamentos.

A plataforma de relatórios personalizados do DashGoo ajuda profissionais e agências de marketing a comunicar com sucesso resultados e insights de campanhas por meio de visualizações de dados e automação de relatórios e dashboards.

Aos nossos clientes, enfatizamos que o DashGoo continua se dedicando a apoiá-los, melhorando nossa plataforma para facilitar seu trabalho e sua experiência como usuário.

Nos próximos dias, você receberá um e-mail nosso com uma novidade que vocês nos pediram e atendemos, fique atento à sua caixa de entrada.

Nossa equipe continua disponível, via e-mail ou chat da ferramenta, para responder suas perguntas e resolver seus problemas.

Compartilhe conosco como podemos ajudá-lo a enfrentar esses meses desafiantes que virão.

Estamos juntos!

Mais para explorar