Você sabe como ser freelancer? Esta é uma ótima alternativa para profissionais que querem estar ativos dentro do seu nicho de trabalho, mas preferem participar do mercado sem nenhum vínculo com outras empresas. Também é algo válido para os que buscam uma complementação de renda.
Não são todas as áreas que possuem essa possibilidade de atuar por conta, mas, felizmente, o marketing digital tem portas abertas para essa prática. Entenda como começar!
Afinal, como ser freelancer?
Trabalhar por conta própria é uma prática bastante comum no marketing digital. Porém, se você deseja começar, é preciso saber como ser freelancer de forma organizada. Assim, garantirá uma frequência de clientes e, consequentemente, fonte de renda.
Siga os seguintes passos para iniciar na carreira de freelancer:
1. Defina o tipo de serviço
Qual a sua especialidade? Mesmo que você tenha habilidade para executar diferentes atividades, considere se vender como um profissional de determinada área. As suas demais capacidades podem entrar como um extra, caso necessário.
Por exemplo: se você faz SEO para sites e tem habilidade para escrever, pode até ser que valha a pena oferecer projetos que combinem ambos, como a criação de descrições e páginas otimizadas. Porém, projetos grandes de textos para blogs poderiam tirar o foco do seu serviço principal.
Para resolver essa demanda extra que, eventualmente, pode ser solicitada, é interessante ter parceria com freelancers de outras áreas.
2. Saiba o preço do serviço
Quanto pretende cobrar? Lembre-se que você é o responsável por precificar seu próprio trabalho. Cabe ao cliente decidir se aceitará ou não esse valor, havendo a possibilidade de negociar para que seja vantajoso para ambas as partes.
Para definir o preço, uma dica valiosa é entender o valor por hora de trabalho. Uma vez que você sabe essa quantia, é mais fácil criar um orçamento com base em quanto tempo demora para fazer determinado serviço.
Aqui, também vale acrescentar um extra caso a realização desse trabalho dependa de conhecimentos a mais. Por exemplo: alguém com especialização em UX pode cobrar a mais por produzir um projeto usando conceitos diferenciados.
Outro ponto importante é colocar o valor um pouco mais alto do que você precifica sua hora, para abrir margens para negociação. Se você já der o valor mínimo, não será possível oferecer um desconto vantajoso, certo?
3. Crie um portfólio virtual e divulgue seu trabalho
Como os seus clientes irão te encontrar? Para saber como ser freelancer, é preciso entender que não dá para esperar que interessados apareçam magicamente se ninguém sabe o que você faz.
Crie uma página na internet, reunindo os seus principais trabalhos. Assim, quem estiver procurando por esse serviço poderá conferir o que você já fez. Além disso, deixe informações de contato.
Gostou de saber como ser freelancer? Continue lendo o blog da DashGoo para mais dicas!