O advento da tecnologia unido à necessidade de acompanhamento deste por parte das empresas fez com que as organizações focassem em automação de Marketing para gerar mais oportunidades de negócio.
E essa questão é utilizada em vários sentidos. Entre eles, inteligência de mercado e execução de tarefas de forma mais ágil.
Mas, então, o que, de fato, é automação de Marketing? É o que vamos falar agora!
O Que é Automação de Marketing?
Automação de Marketing diz respeito ao uso de softwares e ferramentas para automatizar atividades de Marketing, otimizando a produtividade e melhorando os resultados de uma empresa.
Muitas organizações usam automação para tarefas repetitivas, como e-mail marketing e postagem em mídias sociais, assim como para inteligência de mercado — como para utilização de métricas e KPI’s.
O e-mail marketing pode ser usado para o disparo de, por exemplo, 1.000 e-mails numa data comemorativa, visando um maior contato com o cliente ou prospect. Imagine o trabalhão que certamente isso daria se fosse feito por uma equipe de pessoas.
Isso se aplica durante toda a jornada de compra — não só no início da jornada, visando o consumo de anúncios por parte do usuário, como também no pós-venda, que tem importância quando falamos no sentido de o cliente continuar consumindo da empresa e recomendá-la.
Uso de relatórios para analisar questões como público-alvo, eficiência de produtos e tendências de mercado é outro exemplo de automação de Marketing.
Ferramentas de Automação de Marketing Mais Usadas no Brasil
A pesquisa TechTrends 2018, realizadas por Resultados Digitais e Rock Content, diz o seguinte: 80,4% das empresas da área do Marketing Digital usam, no mínimo, uma ferramenta de automação.
E esse valor é crescente, uma vez que o estudo anterior indicou 58,5%.
Assim sendo, investir em automação de Marketing é uma alternativa necessária para se manter competitivo no mercado.
A pesquisa ainda identificou que os tipos de ferramentas mais usadas são: automação de Marketing, E-mail Marketing, criação de landing pages, SEO, análises de dados, Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) e monitoramento de redes sociais.
Praticidade e Redução de Custos
Só para exemplificar:
Imagina que os primeiros carros foram feitos apenas por pessoas. E cada um estava à frente de uma parte da fabricação.
Vamos pensar, a título de exemplo, em alguém responsável pela direção, outro pelo motor, outro pela carroceria, outro pelas rodas e assim por diante.
Atualmente, por outro lado, os veículos são produzidos por máquinas. Obviamente, menos pessoas trabalham na criação de um carro neste “novo” modelo. Isso reduz o tempo de produção e, em longo prazo, os custos.
Isso porque se torna necessário contratar menos pessoas, já que várias atividades podem ser feitas por máquinas.
Com o Marketing é de forma similar. Imagine, por exemplo, solicitar que alguém crie um relatório para você das atividades do mês de fevereiro.
Então, o profissional gasta X horas de tempo para elaborar tal material. Entretanto, momentos depois você percebe que os dados que precisava eram, na verdade, referentes ao mês de janeiro.
No exemplo, o colaborador vai ter que fazer o trabalho todo novamente.
Com automação de Marketing, relatórios e dashboards, como os do Dashgoo, podem ser emitidos em poucos cliques.
Usando da automação, os processos certamente são feitos com maior agilidade e eficiência.
Automação de Marketing e Melhor Controle do Tempo
Quando uma empresa adota automação de Marketing em seus processos, ela, por certo, economiza tempo e dinheiro.
Isso porque toda vez que você automatiza uma tarefa manual você pode usar o tempo seu ou do profissional que executaria tal tarefa para atividades mais estratégicas.
Em outras palavras, tarefas repetitivas deixam de ser motivo de preocupação para a sua empresa, pois elas são feitas de forma automática. Com isso, você pode focar em questões mais relevantes para a evolução da sua empresa.
E, então, conta para a gente aqui embaixo, nos comentários: quais ferramentas de automação de Marketing você costuma usar?