As Principais Tendências de Marketing Digital para 2020

As principais tendências de Marketing Digital em 2020, na verdade, são muitas.

Entretanto, entender as principais, bem como utilizá-las a favor das empresas que você representa, pode ser o diferencial que faltava para encantar seus clientes e começar o ano com o pé direito!

Vamos conhecer as mais tendências mais marcantes?

Basta continuar a leitura para conhecê-las e obter insights valiosos para 2020.

Dentre as várias tendências para o marketing em 2020, destacamos as cinco que julgamos as principais, confira abaixo.

Tendência 1 – Marketing de Influência

De acordo com relatório da Elderman, 63% dos consumidores confiam muito mais nas opiniões dos influenciadores sobre os produtos, do que naquilo que as marcas dizem sobre si mesmas.

Principalmente o Instagram tem sido uma grande rede social para trabalhar com influenciadores.

Lembrando que a escolha deve ser feita baseada no nicho e no engajamento do Influenciador — e não no número de seguidores do mesmo.

Quando tiver uma lista dos influenciadores mais interessantes para a marca, aí sim, peça orçamentos, faça comparações e veja em qual vale mais a pena investir.

Tendência 2 – Marketing Conversacional

Segundo a Drift, Marketing Conversacional é “a maneira mais rápida de levar os compradores pelos funis de marketing e vendas, por meio do poder das conversas em tempo real.

Ele cria relacionamentos e experiências autênticas com clientes e compradores.”

As pessoas querem respostas rápidas. Por isso, quanto mais rapidamente a empresa respondê-las, maiores serão as chances de conversão.

Quando a empresa tem o contato no “um a um”, cria uma personalização: e em suma, é exatamente isso que as pessoas têm procurado.

Os principais pontos do marketing conversacional são:

  • a) engajar os leads com conversas — e não com formulários extensos;
  • b) entender o que eles querem (e rapidamente);
  • c) interagir com um humano (já que um Bot, apesar de poder auxiliar no começo do processo, não pode oferecer uma relação verdadeiramente humanizada).

Tendência 3 – Personalização no Um-a-Um

Esta tendência, de certa forma, aprofunda e sofistica a acima, o marketing conversacional. Em síntese, o marketing personalizado (conhecido como marketing one-to-one, ou marketing um-a-um), consiste em usar dados para entregar mensagens personalizadas a potenciais clientes.

Assim, uma mensagem diferenciada pode ser entregue a um cliente potencial, no momento ideal.

Desta forma, com base no que a pessoa comprou, ouviu ou assistiu, as empresas dão outras recomendações. Estas, têm relação com o gosto do usuário, segundo seu histórico e o histórico de pessoas que possuem um gosto semelhante.

Exemplos de empresas que usam personalização: Youtube, Amazon, Netflix, Mercado Livre, Spotify, entre outras.

Apesar de parecer algo inacessível para empresas menores, se você analisar bem os dados da sua empresa, sempre conseguirá encontrar um jeito de personalizar sua comunicação.

Tendência 4 – Vídeo Marketing

O consumo de vídeo tem aumentado exponencialmente nos últimos anos. E segundo a MarketingCharts.com, essa tendência continuará em alta nos próximos anos.

Quando falamos em vídeo, não estamos falando apenas do YouTube: você pode usar os stories do Facebook e do Instagram, o IGTV, fazer Live (transmissões ao vivo) sozinho ou ainda com um convidado (os famosos collabs).

Caso a empresa possua um blog, é recomendável, ainda, embedar vídeos nos artigos.

Além disso, vale a pena transcrever o conteúdo dos vídeos. Assim, você tem ainda mais conteúdo para distribuir em suas redes ou turbinar seu blog.

Neste artigo, recomendamos uma lista de ferramentas para te auxiliar nesta tarefa.

E neste post, os melhores bancos de vídeos gratuitos para incrementar suas criações.

Tendência 5 – Análise de Sentimento

Segundo a Rock Content, essa é também umas das grandes tendências para 2020.

A partir dos comentários deixados pelas pessoas que visualizam um conteúdo, é possível deduzir se ele causou uma reação agradável ou não. Porém, isso pode ficar mais complicado quando o volume de interações for grande.

Seja como for, o objetivo é classificar os comentários como positivos, negativos ou neutros. É a partir disso que se torna possível estabelecer uma média, o ‘sentimento geral’ da audiência.

A partir desse insight, você pode manter sua estratégia de conteúdo em constante otimização. Certamente, será possível notar padrões e identificar os tipos de linguagem, elementos visuais e gatilhos causam no público o sentimento desejado pela equipe de marketing.

Mas esse tipo de análise não se restringe às redes sociais. Afinal, qualquer estrutura de dados que contem com conteúdos textuais podem gerar insights sobre o sentimento de quem publicou.

Nesse sentido, você pode usar o recurso para monitorar a opinião pública sobre a marca ou sobre produtos específicos.

Mais Tendências

Essas são as 5 tendências de marketing digital que, na nossa opinião, as empresas que você ou sua agência representam, devem levar em consideração neste novo ano!

Entretanto, são MUITOS os estudos de tendências para 2020, dentre os quais, destacamos o Relatório de Tendências Isobar 2020, que explica como Criatividade e ‘experiências criativas’ são críticas para empresas e marcas em 2020.

As cinco principais tendências para 2020, segundo o relatório ‘Humanidade Aumentada: Relatório de Tendências Isobar 2020’, são:

  • Experiências Aumentadas — como a tecnologia está aprimorando o mundo físico para criar experiências inesperadas e alegres;
  • Humanização de dados — como conjuntos de dados, algoritmos e IA estão se tornando ‘humanizados’ com emoção e personalidade;
  • Comércio socializado — como a tecnologia está colocando as pessoas no centro de como pesquisamos, compramos e compartilhamos;
  • Parentesco digital — como a tecnologia está ajudando a encontrar e promover comunidades significativas para todos;
  • Ativação pós-finalidade — como a tecnologia está capacitando as marcas a redescobrir e ativar sua finalidade de impacto.

Se também achou interessante, então faça o download do relatório aqui.

Por fim, você destacaria alguma outra tendência?

Conta aqui nos comentários!

Compartilhe:
Postado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *