As Principais Métricas de Branding

As campanhas de branding são ensejadas quando as marcas querem se conectar com o consumidor, criando laços entre as partes.

Isso é feito basicamente para que o usuário seja capaz de reconhecer a marca. Isto é, criar um sentimento positivo com relação à ela.

“Branding é o sentimento que resulta da interação de um ser humano com cada manifestação vinda de uma marca. Uma espécie de soma de Empresa + Produto + Pessoas que interagem com ela.” (Fonte: Digitalks)

Por se tratar de questões mais subjetivas, muitas vezes pode parecer difícil medir a eficácia de campanhas de branding, não é?

Porém, mensurar esses resultados é fundamental, uma vez que dados quantificados possibilitam um monitoramento mais preciso das ações e conduz à tomada de decisões baseada em dados.

As Principais Métricas de Branding

Qualquer ação no digital tem mais chances de sucesso quando temos métodos para mensurar seus resultados – inclusive o branding.

Vejamos portanto algumas métricas importantes que mostram se sua campanha de branding está sendo bem-sucedida.

Taxa de novos visitantes do site

Esta é uma das métricas de branding que merecem a sua atenção.

É a partir desse índice que você consegue detectar se a sua empresa está sendo percebida pela audiência.

Essa métrica está associada à consciência que as pessoas têm a respeito da sua marca.

Nesse sentido, funciona como um primeiro passo para transformar uma grande audiência em um público fiel.

Se a sua marca está conseguindo atingir novos públicos em um ritmo interessante, isso provavelmente dará origem a um fluxo de novos visitantes para o seu site.

Quantidade de buscas pela marca

Este é um indicador referente à consideração: ele mostra o interesse do público com relação à sua marca.

O reconhecimento do seu branding pode ser medido através das buscas feitas pelo nome da sua marca em sites de pesquisa (como o Google).

Por meio do Google Analytics e do Google Trends, você pode conferir a taxa de buscas de determinados termos.

Vale a pena verificar essas análises com o nome da sua empresa e dos seus produtos.

Taxa de retorno de visitantes

Esse é um número que está ligado à fidelização do cliente: ele serve como um indicador de sucesso que comprova a sua eficácia em impactar positivamente um público e mantê-lo se relacionando com a empresa.

Se as pessoas estão voltando, significa basicamente que se tornaram mais leais à sua marca.

No entanto, esse processo precisa envolver comparações.

Para ter certeza de que os seus esforços obtiveram êxito, você deve comparar suas métricas de branding de antes e depois da implementação da sua estratégia.

Impressões

Acompanhar as impressões em campanhas de branding é especialmente importante porque elas representam quantos clientes REALMENTE viram seu anúncio.

Uma maneira de realmente priorizar impressões é criar uma campanha de custo por mil impressões, em vez de uma campanha de custo por clique.

Dessa forma, você pagará com base no número de impressões que seus anúncios geraram, não pelo número de cliques que eles receberam.

Engajamento do cliente

Se você estiver focado em branding, poderá usar a taxa de cliques (CTR) para avaliar o engajamento dos clientes com os anúncios da rede de pesquisa.

Porém, na Rede de Display, o comportamento do usuário é diferente, e a CTR não é tão útil.

Isso se deve ao fato de que, os clientes que acessam os sites, estão procurando informações – e não pesquisando palavras-chave.

Além disso, em uma página da Rede de Display cheia de conteúdo, um anúncio tem que competir mais para chamar a atenção de um leitor do que em uma página da rede de pesquisa.

É mais importante alcançar uma boa CTR na rede de pesquisa (1% ou maior) do que na Rede de Display. Nela, as taxas de cliques costumam ser menores.

Alcance e frequência

O alcance é o número de visitantes expostos a um anúncio. Com um alcance maior, seu anúncio estará exposto a mais clientes em potencial, o que pode levar a um reconhecimento maior.

A frequência é o número médio de vezes que um visitante foi exposto a um anúncio durante um período específico.

Fontes: Google e Bolt Brasil.

Agora que já conhecemos as principais métricas de branding, é só reportar os resultados das campanhas para os seus clientes.

Se você ainda não utiliza uma ferramenta de relatórios que te permite reportar resultados de forma rápida, profissional e 100% personalizada, teste o DashGoo grátis por até 14 dias clicando aqui.

 

Compartilhe:
Postado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *