Anúncios no Facebook: Economize Tempo com Relatórios Personalizados

Se você trabalha com anúncios no Facebook, quer economizar tempo com os relatórios, mas não tem muita intimidade com a ferramenta: este artigo é para você!

Os relatórios do Facebook são uma forma simples e efetiva para que você e sua agência se mantenham sempre informados sobre os resultados dos anúncios dos seus clientes.

Mas esta prática se torna muito mais producente se vocês trabalharem somente com os dados que realmente importam para cada campanha!

Em outro artigo aqui no blog, explicamos por que os relatórios não devem ser engessados e padronizados para todos os clientes de sua agência.

Hoje, vamos mostrar o passo a passo para a personalização dos relatórios no Gerenciador de Anúncios, para que você economize muito tempo com relatórios de suas campanhas no Facebook.

Vamos lá?

Anúncios no Facebook: Economize Tempo com Relatórios Personalizados

O Facebook nos fornece automaticamente alguns dados sobre os anúncios em sua ferramenta de relatórios.

Porém, já percebeu que a depender dos seus objetivos e estratégias de marketing, nem todos são relevantes?

Por isso, a opção de criar relatórios personalizados de acordo com a sua estratégia é altamente recomendada para que você e sua agência otimizem o tempo dedicado a esta tarefa!

Economizar Tempo Relatórios de Facebook Ads

São dois os principais fatores que devem ser observados para que a personalização do seu relatório de dados de fato ajude você a economizar tempo:

1 – KPIs bem definidos – que irão nortear a extração somente dos dados que forem realmente relevantes de acordo com os objetivos de cada campanha; e

2 – O formato do anúncio – por exemplo, em um anúncio cujo formato seja vídeo, é fundamental que recebamos dados sobre o tempo médio de visualização.

Após ter definido o que você precisa saber sobre seus anúncios, vamos à personalização dos seus relatórios no Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Como Personalizar seu Relatório no Gerenciador de Anúncios

1 – Na seção Mensurar e Relatar’ do Gerenciador de Anúncios, acesse a guia ‘Relatórios de Anúncios’.

2- A seguir, clique em Criar’.

3 – Clique em Colunas para escolher a categoria de acordo com a sua campanha de anúncios e em Métricas para definir quais métricas você quer ver em seu relatório personalizado.

É nesta seção que você vai eleger as métricas realmente relevantes para cada campanha, incluindo as do Pixel do Facebook.

4 – Você também pode definir um detalhamento para o seu relatório.

Assim, poderá ter acesso a informações de onde seu público está, por qual dispositivo está acessando seu anúncio e qual a faixa etária do público.

Para isso, basta clicar em Detalhamento e configurar conforme desejar.


Você pode ir navegando pelas seções ou então pesquisar os detalhamentos e métricas que você deseja que sejam exibidos.

Depois é só clicar em Salvar’ e pronto!

Um pop up irá abrir em seguida, convidando você a nomear seu relatório e definir com que frequência deseja recebê-lo por e-mail.

Além disso, você também pode compartilhar seus relatórios, exportando os dados ou compartilhando um link. 

Saiba mais sobre como compartilhar seus relatórios.

Considerações Finais – e importantes

Personalizar as colunas de acordo com os objetivos de cada campanha otimiza (e muito! ) o tempo investido analisando dados nas planilhas do Facebook Ads.

Mas vale lembrar que cada métrica tem um objetivo diferente. Nesse sentido, é importante que, internamente, elas sejam checadas mensalmente, semanalmente ou até diariamente por sua equipe.

Já externamente, para envio ao cliente, a periodicidade mais usual é a mensal.

Para isto, você pode coletar os dados dos relatórios personalizados do Facebook. E depois, montar uma apresentação para enviar para os seus clientes.

Ou pode automatizar o processo adotando uma ferramenta de relatórios e economizar ainda mais tempo nesta tarefa.

Mas atenção: é de extrema importância que a ferramenta adotada ofereça opções de personalização de métricas.

Isto será fundamental para que seu cliente receba um relatório enxuto e claro, contendo os resultados que o profissional ou agência vem alcançando para as suas contas.

Se você ainda não conhece o DashGoo, experimente as vantagens e teste GRÁTIS por 14 dias.

Com ele, além de poder personalizar totalmente seus relatórios, é possível configurar um relatório de Facebook Ads com base em seus clientes e necessidades e reutilizá-los sempre que quiser.

Muito mais economia de tempo para a sua agência!

Além dos relatórios de Facebook Ads, o DashGoo também contempla AdWords e Analytics e muito mais.

Ainda tem dúvidas do quanto é simples usar a ferramenta?

Assista um vídeo explicando como criar um relatório para AdWords, Analytics e Facebook em poucos passos com o DashGoo clicando aqui

Temos certeza que o uso da ferramenta tornará muito mais fácil a análise das suas métricas. E, por conseguinte, o acompanhamento dos seus resultados em Facebook Ads 🙂 

E você, já costumava personalizar as métricas nos relatórios de Facebook Ads dos seus clientes?

Deixe seu comentário aqui embaixo!

Compartilhe:
Postado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *