5 Ferramentas De Design Para Quem Trabalha Com Mídias Sociais

Precisando de um reforço na criação para dar conta da produção de imagens para as mídias dos seus clientes? Então vem ler: no post de hoje vamos apresentar 5 ferramentas de design para quem trabalha com mídias sociais!


É sabido que os usuários das mídias sociais preferem interagir com posts que tenham recursos visuais.

Uma pesquisa feita pela Software Advice com a Adobe, mostrou que o uso de imagens ou fotos é a tática mais importante para a otimização de conteúdos em mídias sociais.

66% de todos os posts de mídias sociais incluem imagens

Os posts nas mídias sociais estão ficando cada vez mais visuais. Frente a isso, é necessário que você, como profissional ou agência, esteja apto a sobreviver sem um designer.

Obviamente, as ferramentas que vamos apresentar aqui não substituem o trabalho de um designer profissional, mas podem dar aquela força para agilizar processos.

Um bom designer é um profissional muito importante para a agência. Afinal, é ele quem cria imagens eficientes e otimizadas para conversão com base em todos seus estudos da área.

Assim, para criar peças emergenciais para mídias sociais, ao invés de ficar tentando dominar ferramentas mais complexas, como o Photoshop, é mais eficaz valer-se das boas ferramentas on line e gratuitas.

Elas são fáceis de usar e geram imagens bem incríveis.

5 ferramentas de design para quem trabalha com mídias sociais

São muitas as opções de ferramentas de design para mídias sociais disponíveis hoje.

As ferramentas on line para criação de imagens mais conhecidas hoje são, talvez, o Canva e o Pixlr Editor.

Abaixo, vamos listar e comentar 5 ferramentas alternativas, as quais vocês podem começar a testar desde já, e facilitar o seu dia a dia produz como produtor de conteúdos para mídias sociais.

Quatro delas são ferramentas para composição de peças gráficas, semelhantes ao Canva. Já a quinta é para quebrar um galho que nenhuma das anteriores quebra 😉

1. Pablo

O Pablo by Buffer é uma ferramenta de criação de imagens que dá suporte ao gerenciador de mídias sociais Buffer. Com funcionamento semelhante ao Canva, a plataforma permite criar imagens para redes sociais de acordo com as resoluções ideais.

Ele permite criar tanto imagens para posts quanto imagens de perfil ou capas para Fan Page do Facebook ou avatar no Instagram, entre outros.

A ferramenta permite que você compartilhe nas plataformas de mídia social, adicione seu post na fila da Buffer e baixe a peça.

Você pode escolher entre algumas imagens de fundo e filtros. É possível também fazer o upload da sua própria imagem ou logo, além de adicionar textos.

Apesar de mais simples e com menos recursos de layout e fontes, é uma excelente opção para posts rápidos e quotes.

Clique no link para acessar o Pablo.

O Pablo by Buffer também tem uma extensão do Chrome que você pode baixar aqui.

2. Crello

O Crello é uma ferramenta para criar seu design de imagens para redes sociais. Funciona de forma muito semelhante ao Canva.

Se por um lado ele oferece menos modelos de layouts que o Canva, por outro, possui a opção de publicações animadas (mp4), que o Canva não oferece.

É possível criar sua imagem do zero ou escolher entre cerca de 10.000 modelos em seu acervo em seus 36 formatos.

Embora também tenha alguns modelos pagos, o Crello é gratuito.

Acesse o link para saber mais sobre a ferramenta.

3. Stencil

O Stencil é mais uma ferramenta que permite criar imagens, com uma grande extensão de ferramentas, modelos e recursos, com mais de um milhão de elementos disponíveis.

Bem semelhante ao Canva, é uma ótima ferramenta de edição online de imagens.

Embora possua menos templates gratuitos, o Stencil chama atenção pela facilidade na hora de montar uma peça, através do sistema de arraste e solte.

O plano gratuito que permite criar até 10 imagens por mês e permite usar fotos e ícones (limitados de acordo com o banco de imagem deles).

Acesse o link para conhecer o Stencil.

4. Adobe Spark

O Adobe Spark é uma ferramenta gratuita com integrações com outros softwares da Adobe, inclusive o Photoshop.

Seu uso é mais simples que o do Photoshop, permitindo fazer criações em poucos passos.

Como as outras ferramentas, o Adobe Spark é baseado em layouts pré definidos.

Mas, diferente das outras ferramentas, o Spark oferece mais liberdade ao usuário, permitindo a edição da posição do texto, da imagem, fonte, filtros e paleta de cores.

Outra vantagem é que sua versão para desktop pode ser sincronizada com o aplicativo para celular, dando acesso a qualquer momento aos seus projetos.

O Adobe Spark possui uma grande variedade de templates, para atender diversas necessidades criativas. Há modelos para as dimensões de cada plataforma e o melhor: possibilidade de redimensionar as artes para vários formatos com poucos cliques (esse recurso no Canva, por exemplo, só existe na versão paga).

Para acessar a ferramenta, você precisa ter uma conta da Adobe (Adobe ID). Caso precise criar uma, é possível vincular o Adobe Spark ao Facebook ou Google.

Conheça o Adobe Spark acessando este site.

5. Mockdrop

Para quem não domina o photoshop um dos maiores problemas pode ser desenvolver um mock-up. Mas existem alguns geradores de mockups on line com alguma opções de layouts e composições bem interessantes!

Dentre estes, o nosso preferido é o Mockdrop. O diferencial deste banco é a qualidade com que é possível fazer o download das imagens.

Diferentes das ferramentas gratuitas semelhantes, o Mockdrop permite o download em formato grande e com uma qualidade muito boa!

O Mockdrop é especializado em imagens de aparelhos e dispositivos tecnológicos, como iPhones, iPad, smartwatches e notebooks. Interessante, por exemplo, para perfis especializados em tecnologia.

Clique no link para acessar o banco de imagens do Mockdrop.

Nessa mesma linha, vale olhar também os cenários do Magic Mockups.

E se você procura mais opções de mockups, poderá gostar também do Placeit, embora a qualidade na versão free não seja muito boa.

Conclusão

As 5 ferramentas oferecem ótimas opções de criação. Das 4 primeiras, voltadas para criação de cards, na nossa opinião a Spark Post da Adobe é a mais robusta.

Mas vale a pena experimentar cada uma delas e decidir quais se adaptam melhor ao seu estilo e as necessidades da sua agência!

Você pode também combinar o uso da ferramenta 5, para criar mockups, com uma para criação de cards e fazer composições bastante profissionais 🙂

Já usava algumas destas ferramentas?

Gostaria de nos contar as que você mais utiliza?

Deixe seu comentário para compartilhar também seus conhecimentos e assim ajudarmos a outros profissionais de mídias sociais! 😉

Compartilhe:
Postado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *