3 Ferramentas de Monitoramento para Mídias Sociais

Você tem o hábito de fazer monitoramento de mídias sociais para os seus clientes?

Pois saiba que, para atuar de forma alinhada com os interesses do público-alvo de seus clientes, você precisa estar por dentro do que está sendo falado a respeito deles!

Os resultados disso podem ser determinantes para o sucesso do seu negócio como agência ou freelancer.

tres ferramentas de monitoramento

As plataformas de mídias sociais são baseadas na comunicação. Nelas, as pessoas se sentem à vontade para publicar livremente suas opiniões sobre diversos assuntos.

Parte dessas opiniões se referem a produtos e serviços de empresas, portanto, é necessário estar atento a elas. 

Além disso, as ferramentas de monitoramento para mídias sociais servem também para aumentar a produtividade da equipe. Com a ajuda delas, há uma redução do tempo gasto em tarefas operacionais – e um consequente aumento na dedicação à estratégia.

Existem diversas opções, entre pagas e gratuitas, de ferramentas de monitoramento de mídias sociais no mercado.

Hoje vamos apresentar 3 das ferramentas que você pode usar para fazer o monitoramento das mídias sociais das contas que você administra.

HOOTSUITE

O Hootsuite é uma plataforma bastante conhecida, utilizada por várias agências e freelancers para gerenciar redes sociais. Ela permite agendamento de postagens e várias configurações que facilitam a operação no dia-a-dia.

3 ferramentas de monitoramento para mídias sociais, 1

Mas ela é, também, uma das melhores ferramentas grátis para monitorar as mídias sociais! Com ela é possível monitorar as principais plataformas – como Twitter, Facebook, LinkedIn, WordPress e Instagram.

A grande vantagem dessa ferramenta é que ela permite que todo o processo de monitoramento, engajamento e postagem possa ser realizado através da mesma plataforma.

Ele permite o monitoramento das menções em tempo real, para que seja possível responder aos usuários prontamente.

Além disso, com o Hootsuite é possível gerenciar uma equipe, enviar mensagens privadas e atribuir tarefas a cada um deles.

Em sua versão gratuita, o Hootsuite permite monitorar até três redes sociais ao mesmo tempo.

Acesse e experimente o Hootsuite clicando aqui.

SCUP SOCIAL

Scup é uma plataforma de monitoramento brasileira que permite a coleta e classificação de cada citação (post, vídeo, comentário, foto etc) e, também, o cadastro e classificação dos autores que publicaram os conteúdos.

Assim, a ferramenta permite o desenvolvimento de estratégias voltadas ao relacionamento, identificando advogados ou detratores da marca.

É uma boa ferramenta para monitorar diversas redes sociais, como Twitter, Youtube, Google Alerts e outros.

3 ferramentas de monitoramento para mídias sociais, 2Uma das vantagens do Scup é a interface simples e a usabilidade: já em sua tela inicial, é possível cadastrar palavras a serem monitoradas.

Chama a atenção também pela funcionalidade de ‘Classificação Automática de Sentimento’, através da qual ela classifica todas as menções como positivas, negativas, neutras ou mistas.

É possível observar ainda quais os principais usuários que falam da palavra/marca que você monitora, de forma fácil, baseada no histórico de monitoramento.

O plano gratuito (pessoal) permite 7 dias de monitoramento e 4 buscas.

Em sua versão paga, o Scup permite a inserção de 17 tipos de fontes diferentes, entre buscas, alertas, notícias e feeds.além de  análises e relatórios completos, o SAC 2.0, entre outros recursos.

Para testar o Scup, acesse este link.

LIVEBUZZ (DINAMIZE)

Com o Livebuzz (recurso de monitoramento de redes sociais da Dinamize) é possível realizar o monitoramento de diversas redes sociais como Facebook, Flickr, Instagram, LinkedIn, Twitter, Yahoo! Respostas, Youtube, SlideShare, Reclame Aqui, entre outras.

O Livebuzz é uma ferramenta bem completa, permitindo que você conheça seu público-alvo, concorrência e mercado.

Com ela é possível acompanhar tudo que seu público comenta da sua marca, concorrentes e mercado nas redes sociais.

A ferramenta possui um módulo exclusivo de monitoramento de campanhas, que permite planejar as ações da empresa no Twitter e no Facebook.

Uma funcionalidade interessante nesta ferramenta é o Social Relationship Management (SRM) que associa o monitoramento aos perfis de pessoas e empresas que comentaram sobre a sua marca nas mídias sociais.

Através do SRM fica bem mais simples detectar os defensores, agressores e influenciadores da marca.

Um diferencial desta ferramenta é que os dados podem ser exportados para um arquivo .PDF.

Outra vantagem é que o Livebuzz conta com aplicativo para mobile (tanto para Android quanto para iOS).

Algumas das funcionalidades do aplicativo:

– Acompanhar os itens monitorados dos clientes e monitoramentos de redes sociais.

– Classificar, categorizar e excluir os itens monitorados.

– Visualizar estatísticas dos monitoramentos.

– Acompanhar o extrato da conta.

– Receber notificações e alertas.


Para testar o Livebuzz da Dinamize gratuitamente, acesse este link.

Conclusão

O monitoramento de mídias sociais é essencial para qualquer marca na internet. Ao saber o que o público está dizendo, você cria um vínculo com ele e consegue atuar de maneira mais assertiva, levando em conta os interesses dele.

Um monitoramento realizado corretamente e de acordo com o que você deseja atingir é essencial para o sucesso nas mídias sociais 😉

Não se esqueça também de avaliar os resultados e analisar o que anda funcionando ou não para as marcas que sua agência representa! Para ter maior clareza quanto a estes resultados, o DashGoo pode te ajudar: teste a ferramenta grátis por 14 dias 😉

Você conhece alguma outra ferramenta de monitoramento que te ajude no seu trabalho com as mídias sociais?

Deixe sua sugestão em nossos comentários!

 

Compartilhe:
Postado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *